O Banco de Brasília (BRB) só começará a operar a folha de pagamento dos servidores públicos estaduais a partir de julho deste ano. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Administração (Secad) ao Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe-TO), em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 24 de março.
Segundo o sindicato, a mudança será comunicada com antecedência a todos os servidores, garantindo tempo suficiente para quem desejar realizar a portabilidade bancária. Até lá, os salários de mais de 50 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas continuarão sendo depositados no Banco do Brasil ou na instituição financeira para a qual o servidor já tiver transferido sua conta.
O diretor de Comunicação e Relações Públicas do Sisepe, Gebson Reis Alves, esteve pessoalmente na sede da Secad para acompanhar o processo e colher detalhes. De acordo com a secretaria, servidores que anteciparem passivos — operação disponível exclusivamente via BRB — terão a conta automaticamente aproveitada, sem necessidade de atualização cadastral.
Para os demais, a Secad promete comunicação clara e com tempo hábil para que todos realizem os procedimentos necessários, inclusive a portabilidade, caso desejem manter seus vencimentos em outro banco.
“O sindicato está aqui para tranquilizar os funcionários públicos estaduais. Ninguém vai ficar sem salário e não haverá qualquer mudança abrupta. Estamos acompanhando passo a passo e inclusive já cobramos do governo estadual que o BRB disponha de uma rede de atendimento ampla, para não prejudicar os servidores”, declarou Gebson Alves.
A transição da folha de pagamento para o BRB faz parte de uma reestruturação administrativa que vem sendo conduzida pelo Governo do Tocantins. O Sisepe informou que continuará monitorando todo o processo e mantendo os servidores informados sobre cada etapa da mudança.