Correio do Tocantins Publicidade 1200x90

Facção Planejava Rebelião com Reféns e Ataques a Autoridades no Tocantins

Por Thiago de Castro - Correio do Tocantins
04/04/2025 12h27 - Atualizado há 21 horas
2 Min

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Tocantins (FICCO/TO) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (4), a Operação Criminalis Littera, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa que arquitetava atentados contra autoridades públicas e planejava uma rebelião com reféns dentro de unidades prisionais do Estado.

As investigações revelaram que os líderes da organização atuavam de dentro dos presídios, ordenando ações contra juízes, promotores, delegados e policiais penais, além de estruturar uma fuga em massa por meio de um motim coordenado.

A ação resultou no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão nos presídios de Palmas, Araguaína e Cariri, todos expedidos pela Justiça Estadual. Segundo a FICCO, a operação mira integrantes com extensa ficha criminal — daí o nome em latim da operação, Criminalis Littera (“carta criminal”).

Os investigados poderão responder pelos crimes de:

  • organização criminosa (Lei 12.850/13);

  • ameaça (art. 147 do Código Penal);

  • falso alarme (art. 41 da LCP);

  • apologia ao crime (art. 287 do CP);

  • tentativa de abolição do Estado democrático de direito com violência (art. 359-L do CP).

Somadas, as penas podem ultrapassar 16 anos de reclusão.

A FICCO/TO é composta pelas polícias Federal, Civil, Militar e Penal do Estado, em uma articulação estratégica para o enfrentamento de facções e crimes de alta periculosidade. Segundo as forças de segurança, o objetivo é neutralizar ameaças à ordem pública e impedir o avanço de organizações que atuam com violência dentro e fora do sistema prisional.


Notícias Relacionadas »
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp