Correio do Tocantins Publicidade 1200x90

OAB Tocantins lança cartilha para alertar população sobre golpe do falso advogado

Por Thiago de Castro - Correio do Tocantins
09/04/2025 20h11 - Atualizado há 1 semana
3 Min

Diante do avanço de fraudes envolvendo o uso indevido da identidade de advogados em diversas regiões do país, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OABTO) decidiu agir. Por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA-TO), a instituição lançou uma cartilha educativa com orientações práticas para ajudar a população a identificar e evitar cair no golpe do falso advogado, que tem crescido de forma alarmante nos últimos meses.

O golpe consiste na atuação de criminosos que se passam por profissionais do Direito, oferecendo serviços jurídicos falsos por telefone ou mensagem, prometendo resolver processos ou litígios que, muitas vezes, sequer existem. Em muitos casos, os golpistas solicitam transferências bancárias sob o pretexto de custas processuais ou honorários iniciais. O prejuízo para as vítimas, além de financeiro, atinge também a confiança na própria Justiça.

A cartilha, fruto da parceria entre ESA/TO, OABTO e a Caixa de Assistência dos Advogados do Tocantins (CAATO), é uma resposta direta a esse cenário.

 

“Queremos destacar a importância da cartilha ‘Golpe do Falso Advogado’. Ela é uma ferramenta prática de orientação, que alerta sobre o uso indevido da identidade de advogados. O objetivo é proteger tanto a advocacia quanto a população, promovendo informação e segurança”, afirmou a diretora-geral da ESA-TO, Flávia Malachias.

 

Além de explicar como o golpe costuma ocorrer, o material educativo aponta sinais de alerta, orienta o cidadão sobre como confirmar a autenticidade de um profissional do Direito e indica os canais corretos para denúncias.

O presidente da OAB Tocantins e diretor-geral da ESA Nacional, Gedeon Pitaluga, reforça que a prática criminosa fere diretamente a confiança social na advocacia.

 

“O golpe praticado contra advogados é também um golpe contra a cidadania. É nosso dever enfrentá-lo com firmeza, tanto por meio da conscientização quanto pelo apoio das instituições de segurança pública”, destacou.

 

A cartilha já está disponível para consulta e download nos canais oficiais da OABTO e da ESA-TO. A orientação da entidade é que o material seja amplamente compartilhado entre a população, em especial com os públicos mais vulneráveis a esse tipo de fraude.

Num tempo em que a credibilidade das instituições é posta à prova por práticas criminosas sofisticadas, a informação segue sendo a primeira e mais eficaz linha de defesa.

Clique aqui e confira a cartilha completa


Notícias Relacionadas »
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp