O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para a maior parte do Tocantins devido à previsão de chuvas intensas e ventos fortes que devem atingir o estado a partir desta terça-feira (22). A única região fora do alerta é o norte do estado. O aviso vale até as 10h desta quarta-feira (23), mas a previsão indica que o tempo instável deve se estender até sábado (26).
Durante esse período, os volumes de chuva podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora, acompanhados por ventos que podem alcançar até 60 km/h. Embora o risco de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas seja considerado baixo, as rajadas de vento podem representar perigo em áreas descobertas e arborizadas.
Palmas – A capital deve enfrentar pancadas de chuva ao longo do dia nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24), com possibilidade de trovoadas à noite. As temperaturas devem variar entre 24 °C e 32 °C. Os ventos serão fracos a moderados, com rajadas mais fortes à tarde e à noite.
Gurupi – No sul do estado, o dia será de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. A mínima será de 22 °C e a máxima não deve passar de 29 °C. A umidade relativa do ar deve ficar entre 60% e 70%.
Dianópolis – Na região sudeste, os próximos dias devem ser marcados por pancadas de chuva desde a manhã e trovoadas à tarde. A previsão indica temperaturas entre 21 °C e 31 °C.
A população deve adotar medidas preventivas durante o período chuvoso, especialmente diante de ventos fortes. Veja algumas orientações:
Durante rajadas de vento: evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas; não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
O Inmet seguirá monitorando as condições meteorológicas e pode atualizar os alertas nos próximos dias.