Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
25/03/2022 às 10h15min - Atualizada em 25/03/2022 às 10h15min

SEDUC promove formação para professores sobre o Programa de Recomposição das Aprendizagens

Formações são realizadas por meio das Diretorias Regionais de Educação

- Correio do Tocantins
Professora Júlia Helena Alves Campos, da Escola Cívico-Militar Maria dos Reis, de Palmas, destacou que as formações apresentaram das matrizes de aprendizagens esclarecedoras - Foto: Seduc/Governo do Tocantins

Professores e coordenadores pedagógicos e de áreas das unidades escolares da rede estadual participam, nesta semana, de ciclos formativos sobre o Programa de Recomposição das Aprendizagens (Recomeçar), desenvolvidos pelo Governo do Tocantins. 

O programa Recomeçar foi lançado no início de 2022 para minimizar os desafios que surgiram durante as aulas na modalidade remota, no período da pandemia da covid-19. As atividades para a recomposição das aprendizagens serão realizadas de forma presencial, a partir do mês de abril.

As formações são promovidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs), com o objetivo de reforçar a intencionalidade do programa Recomeçar, apresentar a Matriz de Habilidade da Recomposição nas Áreas de Conhecimento e repassar orientações didáticos-pedagógicas para a utilização dos livros didáticos e desenvolvimento dos projetos integradores. 

Para a professora Júlia Helena Alves Campos, da Escola Cívico-Militar Maria dos Reis, de Palmas, as formações realizadas por meio de dinâmicas e em grupos de trabalho para apresentação das matrizes de cada componente curricular foram esclarecedoras.  “É muito importante esse momento formativo para que todas as escolas tenham o alinhamento sobre o uso das matrizes de recomposição, saber como a gente vai trabalhar com esses alunos que ficaram muito tempo fora da sala de aula e que precisam de todo o apoio da escola”, afirmou.

Segundo a diretora de Educação Básica da Seduc, Celestina Souza, a recomposição é uma estratégia que a Pasta realiza em busca de ofertar uma equidade na educação pública. "Os nossos estudantes tiveram diversas realidades durante a pandemia e essas circunstâncias influenciaram no aprendizado. Recompor as aprendizagens é olhar para o estudante e verificar se ficaram lacunas, identificá-las e preparar as atividades pedagógicas para superar essas deficiências. Essa ação busca melhorar o nível de alfabetização dos nossos estudantes e letramento matemático para que eles possam desenvolver as habilidades, ler e compreender os textos e se comunicar de forma eficiente", explicou.

Recomeçar

O Programa de Recomposição das Aprendizagens foi desenvolvido pela equipe pedagógica da Seduc e será realizado de forma sistemática em todas as escolas da rede estadual de ensino durante o primeiro semestre letivo. Além das formações, também constam no programa avaliações e reflexões sistemáticas sobre todas as fases.

O programa será executado visando adequar as habilidades e as competências dos estudantes ao ano ou série em que ele está matriculado por meio de quatro eixos de trabalho: diagnóstico das aprendizagens dos estudantes durante o período de pandemia; recomposição da alfabetização e letramento matemático, com atividades em sala de aula; avaliações contínuas e monitoramento; e, por fim, a avaliação de saída que será aplicada no final do processo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp