O governador afastado do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), divulgou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira (3) em que reagiu à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou seu afastamento do cargo no âmbito da Operação Fames-19. No pronunciamento, ele acusou o vice-governador Laurez Moreira (PSD) de conspirar para derrubá-lo e afirmou que seguirá na luta para retomar o comando do Estado.
Segundo Wanderlei, a ruptura com o vice-governador ocorreu justamente porque ele tinha informações de que Laurez atuava em Brasília para articular seu afastamento.
“Eu sofri muito. Por isso o meu afastamento do Laurez, porque eu sabia o que ele estava fazendo. Eu tinha informações diárias dele em Brasília, tentando o tempo inteiro me afastar do mandato, de uma função que eu fui eleito com quase 500 mil votos”, declarou.
O governador afastado classificou o episódio como uma “saga de perseguição” que teria começado logo após sua vitória nas eleições de 2022, quando, segundo ele, parte dos adversários derrotados não teria aceitado o resultado das urnas.
“Eu ganhei as eleições passadas com quase 500 mil votos e para isso derrotei pessoas que não aceitaram e se juntaram ao vice-governador Laurez”, afirmou.
Apesar da decisão judicial, Wanderlei usou o vídeo para exaltar sua administração. Ele citou avanços em infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e valorização do servidor.
“Eu vou lutar para que eu possa restaurar o meu governo, um governo que mudou os rumos do Tocantins, que melhorou estradas, escolas, hospitais, a segurança pública e o crescimento econômico do Estado”, destacou.
O ex-chefe do Executivo agradeceu as manifestações de solidariedade que recebeu durante o dia e disse que seguirá firme, apoiado pela fé e pelo povo tocantinense.
“Quero tranquilizar os meus amigos e amigas de todo o Estado, que me mandaram mensagens e oraram por mim. Nós estamos de pé, na luta por um Tocantins cada vez melhor”, disse.
Ao final, estendeu o agradecimento à esposa, à família e aos aliados próximos
“Muito obrigado pelo carinho e pelo respeito dispensado a mim, à minha esposa, à minha família e a todos que me cercam, que hoje também estão tristes com todo esse acontecido. Que Deus abençoe todos vocês”.