Será realizada nos dias 29 e 30 de março, terça e quarta-feira, a 2ª Conferência Estadual de Saúde Mental do Tocantins. A Conferência será transmitida pelo Canal do YouTube da SES e tem como objetivos propor diretrizes para a formulação da Política Estadual de Saúde Mental e fortalecer os programas e as ações de saúde mental para todo o Estado do Tocantins.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício, ressalta a importância da ação. “Essa é nossa oportunidade de melhorar a prestação de serviços para os usuários do Sistema Único de Saúde”, afirmou. O presidente frisou ainda o protagonismo do Tocantins no cenário nacional na realização da conferência. “Nós já realizamos três etapas macrorregionais da Conferência de Saúde Mental e estamos indo agora para a Estadual. Muitos estados da federação ainda nem iniciaram o processo. Lembrando que a etapa nacional ocorrerá em novembro”, pontua.
A servidora da SES e integrante da comissão executiva da Conferência, Kássia Barros, informa que a Política Nacional de Saúde Mental vem sofrendo alguns ataques desde sua elaboração. “Esses ataques têm ameaçado as conquistas históricas, sustentadas por quatro Conferências Nacionais de Saúde Mental, pela Lei n° 10.216/2001 e pela Lei Brasileira de Inclusão, largamente reconhecidas no cenário internacional pela OMS [Organização Mundial da Saúde]”, afirma.
Kássia Barros pondera ainda sobre as consequências desses ataques. “As consequências desses ataques atingem a Rede de Atenção Psicossocial, com o incentivo à internação psiquiátrica e à separação da política sobre o álcool e outras drogas, que passou a ter ênfase no financiamento de comunidades terapêuticas e uma abordagem proibicionista e punitivista, de acordo com entendimento dos envolvidos”, conclui.
Participe da Conferência pelo link: https://www.youtube.com/c/SecretariadaSaudeTocantins.
Etapas Regionais
Já foram realizadas três etapas Macrorregionais da 2ª Conferência Estadual de Saúde Mental do Tocantins, nos municípios de Araguaína (8 de fevereiro), Gurupi (10 de fevereiro) e Palmas (15 de fevereiro). Nessas etapas, foram eleitos os delegados representantes de cada uma dessas macrorregionais para participação da Conferência Estadual.
Acesse a programação completa do evento no site da SES: https://www.to.gov.br/saude.