Correio do Tocantins Publicidade 1200x90

STF nega seguimento a habeas corpus de Wanderlei Barbosa e mantém afastamento do governador do Tocantins

Por Thiago de Castro - Correio do Tocantins
10/10/2025 13h03 - Atualizado há 6 horas
2 Min

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (9) negar seguimento ao habeas corpus apresentado pela defesa do governador afastado do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos). Com a decisão, o recurso não será levado a julgamento pela Primeira Turma da Corte, permanecendo válida a decisão anterior que havia considerado o pedido prejudicado e extinto.

O habeas corpus havia sido impetrado após o afastamento de Wanderlei, determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no âmbito da investigação que apura suspeitas de desvio de R$ 73 milhões em recursos públicos destinados à compra de cestas básicas durante a pandemia de Covid-19. A investigação aponta irregularidades em contratos firmados pela gestão estadual para aquisição e distribuição dos alimentos.

A defesa do governador sustenta que ele é vítima de perseguição política e nega qualquer envolvimento em irregularidades. Mesmo assim, o ministro Barroso entendeu que o agravo regimental, recurso utilizado para tentar levar o caso ao colegiado — não atendia aos requisitos legais necessários, motivo pelo qual o processo não avançará.

 

“Diante da ausência de pressupostos formais, o agravo não merece seguimento”, resumiu Barroso na decisão.

 

Com isso, o caso não será redistribuído a outro ministro nem analisado novamente pela Primeira Turma do STF. A decisão encerra a tramitação do habeas corpus e mantém, portanto, o afastamento de Wanderlei Barbosa, que continua válido conforme determinado pelo STJ.

A decisão reforça o impasse político e jurídico que marca o cenário tocantinense desde o afastamento do governador, que segue fora do cargo enquanto as investigações sobre os supostos desvios de recursos públicos continuam em curso.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();