29/03/2022 às 15h11min - Atualizada em 29/03/2022 às 15h11min

Dorinha celebra realização de sessão solene para entrega da Medalha Mietta Santiago de 2020

- Correio do Tocantins
Sob o protagonismo da deputada federal Professora Dorinha (União/TO), coordenadora da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados no biênio 2019-2020, a Casa de Leis homenageia nesta quarta-feira, 30 de março, às 10 horas, no Plenário Ulisses Guimarães, cinco mulheres com a Medalha da advogada Mietta Santiago. As homenageadas foram escolhidas ainda em 2020, porém por conta da pandemia da Covid-19, o evento foi adiado.

"Esperamos muito por esse momento! Agora trata-se de uma ocasião importante que foi criada para celebrar iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres. A coragem delas representa a luta de todas nós que somos símbolos de referência, representatividade, inspiração e de luta”, celebrou Dorinha.

Na ocasião, a medalha é concedida com a efígie da advogada Mietta Santiago e um diploma de menção honrosa pela Secretaria da Mulher e pela Presidência da Câmara. As categorias são divididas em duas medalhas platinas; medalha ouro; medalha prata; e medalha bronze. Foram escolhidas em 2020: a Ministra Rosa Weber e Luciana Lóssio com Medalha Platina; Mara Cristina Gabrilli, Medalha de Ouro; Telma Maria de Menezes Toledo Florêncio, Medalha de Prata; e Lúcia Maria Teixeira, Medalha de Bronze.

O processo de seleção é realizado pelos 513 parlamentares e, em seguida, análise técnica da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados. Após isso, as escolhidas passam por um processo de votação, mas apenas as deputadas podem votar. As homenagens são feitas anualmente em março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Biografia

Mietta Santiago é o pseudônimo de Maria Ernestina Carneiro Santiago Manso Pereira. Nascida em Varginha (MG), ela questionou, por meio de um mandado de segurança em 1928, a proibição do voto feminino no Brasil, afirmando que isso violava a Constituição então vigente, que não vetava esse voto. Conseguiu assim o direito de votar e o de concorrer ao cargo de deputada federal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp