04/04/2022 às 10h11min - Atualizada em 04/04/2022 às 12h00min
TRE retoma atendimento presencial no TO e moradores têm um mês para regularizar ou emitir 1º título de eleitor
No Tocantins mais de 70% das pessoas que procuram atendimento são jovens eleitores. Prazo para resolver pendências antes das Eleições 2022 termina no dia 4 de maio.
No Tocantins mais de 70% das pessoas que procuram atendimento são jovens eleitores. Prazo para resolver pendências antes das Eleições 2022 termina no dia 4 de maio.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins volta a atender moradores de forma presencial nesta segunda-feira (4). O prazo para quem precisa regularizar ou tirar o 1º título de eleitor termina em um mês. Conforme o órgão, quem ainda está irregular pode procurar o serviço sem necessidade de agendamento prévio. O atendimento virtual continua sendo oferecido.
Ana Cecília Catapan, chefe do cartório da 29ª zona eleitoral de Palmas, informou que muitos atendimentos são realizados pela internet no Tocantins a grande maioria do público que busca atendimento virtual é jovem.
Ela explica que até o dia 4 de maio é possível emitir o primeiro título de eleitor, a segunda via, realizar transferências entre domicílios, entre outras pendências. O voto é obrigatório para quem tem a partir de 18 anos, mas adolescentes de 16 e 17 anos já poderão votar.
"O eleitor que completar 16 anos até a data da eleição ele já pode tirar o seu primeiro título e já vota em 2022. Aqui no Tocantins é muito interessante. Mais de 70% da nossa demanda de atendimento online é de jovens eleitores. Enquanto a gente vê que no Brasil houve uma queda na procura desse público, aqui no Tocantins, não. O jovem eleitor é muito interessado. A gente tem uma demanda muito grande. O título sai em no máximo dois dias, ele acessa pela internet, imprime no site. Tem toda facilidade possível para o jovem votar nessa eleição", disse.
Para saber o horário de atendimento na unidade do TRE mais próxima de casa basta ligar no telefone 0800 64 86 800 ou procurar a informação no site do Tribunal Regional Eleitoral.
Para evitar aglomerações os moradores podem continuar resolvendo pendências pela internet. No caso de atendimento presencial, a recomendação é que máscaras de proteção continuem sendo utilizadas.
"Todos os serviços continuam funcionando de forma online. A gente recomenda que o eleitor, se possível, opte pelo atendimento eletrônico, que vai continuar a funcionar. Se precisar vir ao cartório, continue usando máscara e álcool gel", disse Ana Cecília. A votação, em primeiro turno, está marcada para o dia 2 de outubro. Já o segundo turno, onde houver, ocorre em 30 de outubro.
Conforme portaria assinada pelo presidente do TRE, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, com o retorno totalmente presencial a vacinação contra Covid-19 passa a ser obrigatória para servidores, estagiários e colaboradores. Condições de saúde que impeçam a vacinação serão analisadas.
Os serviços presenciais da Justiça Eleitoral começaram a ser retomados ainda em janeiro, quando o atendimento de secretarias e zonas eleitorais voltou a ser realizado mediante agendamento. O TRE tem realizado, inclusive, ações itinerantes para emissão e regularização de títulos eleitorais no estado.
As medidas sobre o atendimento presencial poderão ser revistas a qualquer tempo de acordo com a situação epidemiológica e a atualização dos protocolos de restrição definidos pela Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins.