22/04/2022 às 17h14min - Atualizada em 22/04/2022 às 17h32min
Ananás:Polícia Civil encontra plantação de maconha e fecha fábrica de drogas na zona rural
Grupo fazia desde o plantio até o processamento da planta em uma área de difícil acesso. Dois homens foram presos e um adolescente de 17 anos apreendido.
A Polícia Civil fechou uma fábrica de maconha na zona rural de Ananás, no norte do Tocantins. Dois homens foram presos e um adolescente de 17 anos apreendido. O grupo fazia todo o processo desde o plantio até o processamento da droga. A ação recebeu o nome de operação Tapuio.
Também foram apreendidos vários quilos da droga pronta para consumo, além da destruição de uma plantação de maconha. A polícia informou essa investigação é um desdobramento da operação Nêmesis, que prendeu suspeitos de tráfico e homicídio em fevereiro deste ano.
A investigação foi comandada pelo delegado Carlos Eduardo Estela, da 18ª DP. A operação foi realizada nesta quinta-feira (21). "Identificamos os locais com a ajuda de um drone e, na tarde de ontem, inicialmente até a plantação, onde localizamos dezenas de pés de maconha, que inclusive já estavam em processo de colheita", disse.
Os agentes arrancaram os pés de maconha e foram até um galpão onde o entorpecente era processado. No local, foram apreendidos vários tijolos da droga prensada e pronta para a venda, além de dezenas de munições de vários calibres. Também foram encontradas prensas e balanças de precisão.
Dois homens que estavam no local foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Um adolescente de 17 anos também foi apreendido e autuado por ato infracional.
A droga e os demais objetos foram levados para a delegacia. Após a prisão os dois homens foram mandados para a Cadeia Pública de Tocantinópolis. "A ação da Polícia Civil colocou um ponto final na empreitada criminosa, uma vez que os suspeitos estavam produzindo drogas a todo o vapor para abastecer Ananás e região", disse o delegado.
A operação recebeu o nome de Tapuio em referência a localidade, que leva esse nome, e que fica em uma região de difícil acesso na zona rural.