Referência no País quando o assunto é Educação, a deputada Professora Dorinha (União/TO) deixou oficialmente nesta quarta-feira, 27 de abril, a presidência da Comissão de Educação, da qual foi titular em 2021, momento marcado por elogios de vários parlamentares que são membros titulares do colegiado e com o número expressivo de 281 proposições deliberadas. “Foi uma luta permanente pela Educação, que foi marcada por muitos desafios, em virtude da pandemia da COVID-19. Fizemos discussões importantes. Um trabalho realizado por muitas mãos e vários avanços na área. Agradeço a todos pelo trabalho realizado, os técnicos e toda equipe. Suporte fundamental”, disse Dorinha. A parlamentar continua como membro titular da comissão.
Ao longo de 2021, foram tratados diferentes assuntos, visando a melhor oferta da Educação nas Redes Pública e Privada de Ensino frente ao desafio da pandemia. “Foram 400 horas de muito trabalho com 23 reuniões técnicas realizadas, em que buscamos construir consenso e encontrar soluções para os diferentes problemas que enfrentamos ao longo do ano. Característica marcante do meu mandato, que prima pelo diálogo e pela rapidez face às urgências das demandas que surgiram”, pontuou Dorinha.
Durante a primeira reunião de 2022 da Comissão, Dorinha foi elogiada por diversos parlamentares pelo seu desempenho frente ao colegiado. “Dorinha é mulher, professora e deixa um trabalho de excelência para Comissão de Educação. Apesar de algumas diferenças de pensamentos, sempre procuramos contribuir para a construção de um diálogo em torno de assuntos importantes voltados à Educação. Sucesso”, frisou a deputada Rosa Neide (PT/MT). Na ocasião, o deputado Idilvan Alencar (PDT/CE) destacou também o processo de construção dos textos realizados por Dorinha. “Democrática, equilibrada, sabe ouvir, firme e gentil ao mesmo tempo. Parabéns, professora Dorinha”, destacou o parlamentar.
O deputado Sóstenes Cavalcante (PL/RJ) ainda pontuou sobre o trabalho da parlamentar e teceu muitos elogios ao desempenho de Dorinha na Educação. “Árdua dedicação na Educação, principalmente em projetos históricos como o Novo Fundeb. Muita admiração pelo diálogo e acolhimento de Dorinha”, falou. Durante a reunião, o deputado Kim Kataguiri (União/SP) foi eleito pelos membros da Comissão como o novo presidente do Colegiado.
Comissão
O ano de 2021 foi marcante para a história da Comissão de Educação, tendo o colegiado retomado os trabalhos presenciais após vários meses de deliberações remotas por conta da pandemia da Covid-19. Os números revelam a intensidade dos trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares da Comissão: Foram realizados 149 eventos, totalizando cerca de 400 horas de trabalho, entre Audiências Públicas, Seminários, Reuniões Deliberativas, Reuniões Técnicas, Palestras e a realização da Cerimônia de entrega do Prêmio Darcy Ribeiro.
A parceria com os ministérios também foi fundamental. Foram realizadas nove Reuniões de Comparecimento de Ministros e outras tantas técnicas, as quais os membros da comissão foram recebidos nos ministérios. Temas como o Edital 5G, as provas do Enem e as bolsas da Capes, por exemplo, foram debatidos com rapidez em busca de garantir direitos, melhorar o atendimento educacional ou tranquilizar os estudantes.
Em relação ao processo legislativo, função principal do Congresso, foram deliberadas 281 proposições, entre Requerimentos, Projetos de Lei Ordinária e Complementar, Decretos Legislativos e Propostas de Fiscalização Financeira e Controle. Foram 40 Reuniões Deliberativas ao longo do ano em que, independentemente das posições ideológicas, buscou-se o melhor para a educação brasileira.