Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
10/05/2022 às 17h31min - Atualizada em 10/05/2022 às 21h37min

Homem foge do HGP levando filha e Justiça determina apreensão da criança para tratamento médico

Decisão saiu após um pedido feito pelo Ministério Público Estadual (MPE). Menina foi diagnosticada com uma doença na medula óssea que impede a formação correta das células sanguíneas.

- Correio do Tocantins
A Justiça determinou a busca e apreensão de uma criança de quatro anos que teria sido retirada, pelo pai, de dentro do Hospital Geral de Palmas (HGP) após ser diagnosticada com uma doença na medula óssea. A fuga teria acontecido nesta segunda-feira (9). A decisão saiu após um pedido feito pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Segundo publicado pelo Jorna do Tocantins, a menina foi diagnosticada com aplasia da medula, uma doença que impede a fabricação das células sanguíneas da forma correta. Ela teria sido internada no HGP no final de março, após sete dias de febre.

A unidade chegou a solicitar a transferência para tratamento fora do domicílio, em outro estado, mas antes da autorização o pai da criança saiu do hospital levando a filha. Eles teriam saído com destino a Gurupi, no sul do estado.

O caso foi encaminhado ao MPE e o promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior entrou com um pedido de medida de proteção. O estado de saúde de saúde da menina é grave e há risco de morte.

O caso está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar de Gurupi e de Cariri do Tocantins, onde a família estaria vivendo atualmente. O homem informou aos conselheiros que não teria fugido da unidade e que uma médica o deixou sair. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) nega essa versão e confirma que houve fuga. 

Ainda nesta segunda-feira (9), o juiz plantonista, Antiógenes Ferreira de Souza, autorizou a busca e apreensão da menor para que seja encaminhada para a unidade hospitalar mais próxima ou, preferencialmente, para a ala pediátrica do HGP em Palmas.

“O ato deverá ser cumprido na presença e acompanhamento do genitor da menor evadida, o qual deverá ser intimado dessa diligência com o fim específico do retorno ao tratamento médico adequado, haja vista que a criança poderá vir à óbito”, diz trecho da decisão.


O juiz ainda autorizou o arrombamento de portas e compartimentos, caso não sejam voluntariamente abertos, bem como a requisição escolta policial. A medida poderá ser cumprida, inclusive durante o período noturno aos domingos e feriados.

O que diz a SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que a criança mencionada por este veículo estava internada na Ala Pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), sob os cuidados da equipe multidisciplinar.

A SES-TO esclarece que a equipe do HGP manteve o pai informado sobre o quadro clínico da criança e o motivo da necessidade de internação hospitalar, mas o mesmo evadiu-se do hospital, na segunda-feira (9). A Secretaria enfatiza que o HGP acionou os órgãos competentes sobre a situação.

* Com informações do G1 Tocantins

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp