Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
21/05/2022 às 14h42min - Atualizada em 22/05/2022 às 08h49min

Tocantins tem mais de 10,5 mil casos de dengue confirmados em 2022

São 115 municípios tocantinenses com casos confirmados da doença. Palmas é uma das cidades com a maior taxa de incidência da doença no estado.

- Correio do Tocantins

O Tocantins acumula 10.569 casos confirmados de dengue em 2022. São 115 municípios tocantinenses com registros da doença, segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES). No mesmo período do ano passado eram somente 1.172 confirmações. Palmas é uma das cidades com a maior taxa de incidência no estado.

O Gabriel Cardoso se recuperou dos sintomas, mas conta que foram duas semanas difíceis e precisou ir duas vezes ao hospital. "Estava com bastante dor no corpo, pintas espalhadas pelo corpo também, no peito nas costas. Sentia muita dor de cabeça atrás dos olhos que não passava, nem a febre", contou o estudante.

O nutricionista Daniel Ribeiro também teve dengue neste ano. "Sou morador de Palmas há 12 anos e me surpreendi quando fui pego, nos últimos meses. Estou com quase um mês e pouco que passei pela dengue e até hoje estou me recuperando, ainda me sinto fraco".

A prefeitura tenta conter o avanço dos casos com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. "Continuamos com as nossas ações de rotina, que são as visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemias para a detecção, remoção ou eliminação de criadouros. Além disso, a gente faz os ingressos forçados nos imóveis fechados e abandonados", explicou a Lara Betânia Melo Pires Araújo, coordenadora técnica de controle vetorial da Secretaria de Saúde de Palmas.

O medico infectologista reforça que a responsabilidade em combater a doença é de todos. “Nós temos que combater o vetor de forma qualificada, seja por parte da sociedade evitando lixo na rua, fazendo seu papel como sociedade, mas também o papel do serviço público mantendo uma higiene, não deixando lotes baldios, excesso de lixo e entulho que favorecem a proliferação do vetor”, disse o infectologista Flávio Milagres.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp