Em mais um capítulo da verdadeira "novela" que se tornou os últimos embates na Câmara Municipal de Colinas, o presidente da casa, Leandro Coutinho(PT), publicou o ato da mesa nº 01/2022 em que torna nula a eleição realizada no último dia 19, em que elegeu o vereador Augusto Agra como presidente da casa para o biênio 2023/2024.
A eleição agora deverá ser judicializada e a Câmara dividiu-se em dois grupos.
Fontes ouvidas pelo Correio do Tocantins afirmam que a temperatura ainda está alta e que ambos os grupos observam atentos a movimentação uns dos outros, com direito a expurgo de possíveis "traidores" de ambos os lados, imaginários ou não.
Veja o que aconteceu até aqui:
Na quarta-feira, 18, o presidente da casa, Leandro Coutinho(PT), convoca sessão e coloca em pauta para a apreciação e votação dos vereadores, projeto que reformula o regimento interno, que tramita desde março de 2021.
O projeto é aprovado em primeira votação por 7 votos favoráveis e 6 contrários e convoca para a manhã de quinta-feira,19 ás 07h votação do projeto em segundo turno.
Durante a sessão, na manhã de quinta-feira, inicia-se um verdadeiro embate entre os vereadores. Vereador licenciado desde o dia 3 de maio para assumir a presidência do Ruraltins, Washington Aires(MDB), que havia pedido exoneração do cargo no dia anterior, tenta assumir a titularidade do mandato, o que é negado pelo presidente Leandro, alegando questões regimentais.
Inicia-se um verdadeiro bate-boca entre os vereadores no plenário, com direito a microfones quebrados, empurrões e agressão física entre apoiadores nas dependências da casa. Vídeos rapidamente se espalharam pelas redes sociais, chamando a atenção da população para a descompostura de alguns naquela que deveria ser a "casa do povo".
Mesmo em meio ao caos em plenário, Leandro Coutinho deu prosseguimento a votação e declarou a aprovação da matéria, convocando todos os vereadores para sessão ás 20:30 onde seria eleita a nova mesa diretora da casa, de acordo com o novo regimento interno.
Na mesma quinta-feira, após impetrar mandado de segurança na 1ª Vara Cível de Colinas do Tocantins, Washington Aires consegue liminar expedida pelo Juiz José Roberto Ferreira Ribeiro, garantindo-lhe o retorno imediato ao mandato de vereador.
Diante disto, o presidente Leandro Coutinho através do ofício nº 21/2022, comunicou aos demais vereadores a revogação da convocação para a sessão de eleição da mesa.
Contudo, alegando que não existe no regimento interno da casa a prerrogativa por parte do presidente de revogar convocação, a não ser por deliberação dos pares, os vereadores Augusto Agra, JC, Daniel Garrincha, Canhoto da Patrol, Rosinara Almeida, Gauchinho e Washington Aires compareceram á Câmara municipal ás 20:30, horário anteriormente marcado para a sessão de eleição.
Vice-presidente da casa, Augusto Agra abriu a sessão e deu prosseguimento, junto aos outros 6 vereadores prensentes a aleição da mesa, elegendo como presidente para o biênio 2023/2024 Augusto Agra e Canhoto da Patrol como vice-presidente.
Ao tomar conhecimento da sessão realizada pelos vereadores, o atual presidente Leandro Coutinho afirmou ao jornal Correio do Tocantins, que a sessão realizada não possui validade e que todas as suas decisões são amparadas pelo regimento interno da casa e que tomará todas as providências necessárias para resguardar a segurança jurídica e a transparência da casa de leis.
Acompanhe conosco toda a movimentação da política colinense e se mantenha informado com notícias de qualidade e credibilidade.