Depois de tantos prejuízos provocados pela pandemia, muitas academias do mundo todo relataram que a retomada trouxe desafios, mas também trouxe um novo público: aquelas pessoas sedentárias que nunca treinaram em uma academia e que agora estão dispostas a cuidar mais da própria saúde, estando mais preocupadas com a prevenção de doenças. Segundo os dados mais recentes, o público de academias no Brasil mudou.
Por causa da pandemia da Covid-19, os centros de atividades físicas – studio, academias, etc – tiveram suas atividades suspensas durante muitos meses, e retornando aos poucos com suas capacidades reduzidas devido ao distanciamento social. Isso acabou dificultando para que pudessem buscar novas receitas ou atrair novos alunos da forma tradicional com o que realizavam.
Sendo assim, o Panorama Fitness apresentou ao longo de seu relatório um significativo resumo sobre os principais tópicos e termos abordados, assim como um panorama do mercado de centros de atividades físicas, dos consumidores e tendências.
Centros de atividades físicas, fornecedores, conselhos federais e estaduais, associações, governo, instituições financeiras, patrocinadores, profissionais de educação física e consumidores, todos esses setores conectam e formam o mercado fitness brasileiro.
Assim como as diferentes modalidades esportivas existentes no Brasil e no mundo, os centros de atividades físicas também possuem diferentes segmentos, como a Academia Multisserviço – local que possui várias modalidades de atividades físicas, musculação, equipamentos cardiovasculares, Pilates, aulas coletivas, etc.
Depois de ter enfrentado um longo período de isolamento social no passado, os consumidores estão passando a enxergar as atividades físicas como algo além da estética, é um ponto que pode agregar no seu bem-estar social e de saúde.
O bem-estar é um guarda-chuva para uma vida saudável, com sua variedade de subsetores. O impulso para o desenvolvimento de produtos saudáveis e a tecnologia são tendências, assim como o foco na atividade física para garantir bem-estar físico e mental.
A ordem da vez é o autocuidado e, ainda segundo fontes, três tendências apoiam o crescimento do bem-estar: (1) populações envelhecidas; (2) a necessidade de reverter efeitos de estilo de vida não saudáveis; (3) escolhas proativas— mais pessoas estão optando por cuidar de sua própria saúde.
A pandemia impulsionou a necessidade pelo Autocuidado e a preocupação com a saúde e o bem-estar no mundo já é um fato e começa a movimentar um mercado de proporções gigantescas. A Covid-19 tornou tudo mais urgente. Mais do que um “modismo” ou uma preocupação de uma parcela da população “bem-informada” e com recursos financeiros, ser fitness se tornou uma estratégia para enfrentar uma série de doenças.