02/07/2022 às 14h46min - Atualizada em 02/07/2022 às 14h46min

Thiago de Castro: Pré-campanha monótona no Tocantins aumenta o distanciamento do eleitor da política

Thiago de Castro - Correio do Tocantins
A 18 dias das convenções que definirão os candidatos às eleições de 2 de outubro, a falta de empolgação e desânimo do eleitor com as pré-candidaturas colocadas a sua apreciação é nítida por todo o estado.

Neste ano as convenções partidárias devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, quando todas as legendas devem oficializar a escolha de seus candidatos. Os registros de todas as candidaturas devem ser solicitados até 15 de agosto.

A campanha eleitoral com comícios, distribuição de material gráfico, propagandas na internet e caminhadas deverá ocorrer a partir de 16 de agosto. Já as peças publicitárias em horário gratuito de rádio e televisão ficam liberadas entre 26 de agosto e 29 de setembro.

5 pré-candidatos candidados ao governo do estado e 4 pré-candidatos ao Senado Federal disputam a preferência do eleitorado. 

Ao Governo:
  • Wanderlei Barbosa(REPUBLICANOS), atual governador, que disputará a reeleição
  • Ronaldo Dimas(PL)
  • Osires Damaso(PSC)
  • Paulo Mourão(PT)
  • Laurez Moreira(PDT)

Ao Senado:
  • Kátia Abreu(PP)
  • Profª. Dorinha(UB)
  • Ataídes Oliveira(Pros)
  • Mauro Carlesse(Agir)
Nos bastidores, importantes líderes políticos garantem que nem todos devem chegar as convenções partidárias como candidatos, optando por fazer uma composição com outra candidatura considerada mais "sólida" ou competitiva.

Contudo, o que chama a atenção, é que nenhuma das pré-candidaturas tem provocado "paixão" ou empolgação nos eleitores e até mesmo líderes, em especial do interior tocantinense, tem admitido um certo desânimo com o pleito deste ano.

 

Em 31 de dezembro de 2006, um governador democraticamente eleito para comandar o Tocantins completava seu mandato pela última vez: Marcelo Miranda (MDB). Desde então, em nenhuma outra oportunidade o candidato escolhido nas urnas concluiu o período regular de governo. Nesses mais de 15 anos, os mandatários foram afastados por envolvimento em escândalos ou renunciaram ao cargo.

Estas inúmeras interrupções de mandato, escândalos e falta de políticas públicas capazes de melhorar a vida do povo, provocou este afastamento cada vez maior entre o povo e a classe política.

Soma-se a isto, o fato de que nenhuma das pré-candidaturas até o momento colocadas, não possua nomes carismáticos ou de grande apelo popular como em outros tempos, provocava paixões os nomes de Siqueira Campos, Marcelo Miranda, João Ribeiro e tantos outros que marcaram a vida política tocantinense.

A única movimentação que se vê e até esta tímida, são nos bastidores, provocadas pelos próprios pré-candidatos e apoiadores mais próximos. Até a dita "militância profissional", ou seja, aqueles que vivem do que o poder pode lhes proporcionar, tem demonstrado um certo esmorecimento em relação a política local.

Tudo isto, mostra-se danoso, pois provoca o distanciamento do eleitor da política e das principais discussões que englobam o futuro do estado, dando margem a que verdadeiros aventureiros e pessoas não tão bem-intencionadas sejam eleitas.


Apenas no universo paralelo das redes sociais, em especial nos grupos de Whatsapp e Telegram, onde desde 2018 o embate entre bolsonaristas, lulistas, ciristas e demais istas, parece não ter fim. Dia e noite, apaixonados e barulhentos militantes travam batalhas "homéricas" para defender seus candidatos, sob olhares cada vez mais desinteressados da maioria, restando a estes grupos pregarem para "convertidos" e nada mais.

O resultado de tamanho desinteresse do eleitor nestas eleições ainda não se sabe, mas fica a célebre frase de atribuída a Arnold Toynbee: 
"O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam."

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp