O Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) está entre os dez motivos mais comuns de consultas médicas e atinge cerca de 264 milhões de pessoas no mundo todo e cerca de 20 milhões de brasileiros. Na maioria das vezes os quadros de ansiedade começam na infância ou na adolescência, mas pode começar também na idade adulta.
É mais comum nas mulheres do que nos homens. A característica principal desse transtorno é a preocupação excessiva com eventos da vida cotidiana sem motivos óbvios. Pessoas com sintomas de transtorno de ansiedade generalizada tendem sempre a esperar um desastre e estão sempre extremamente preocupadas com saúde, dinheiro, família, trabalho ou escola.
Em pessoas com Ansiedade Generalizada, a preocupação geralmente é irreal ou desproporcional para a situação. A vida diária torna-se um constante estado de preocupação, medo e pânico. Eventualmente, a ansiedade domina o pensamento da pessoa, interferindo no funcionamento diário.
Ele pode se manifestar de diversas formas e intensidades, provocando sintomas físicos e psicológicos. Em 25% dos casos, o TAG está acompanhado de outras doenças psiquiátricas, sendo a depressão a mais comum.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada afeta a forma como uma pessoa pensa, mas a ansiedadetambém pode levar a sintomas físicos. A ansiedade generalizada ocorre quando uma pessoa encontra dificuldade para controlar o medo, durante vários dias, por um período superior a seis meses.
Além disso é preciso apresentar três ou mais sintomas dos seguintes sintomas: taquicardia, palpitações, dor no peito, falta de ar, sensação de sufocamento, disfunção sexual, alteração do apetite, perda ou ganho de peso, preocupações e medosexcessivos, visão irreal de problemas, inquietação ou sensação de estar sempre “nervoso”, irritabilidade, tensão muscular, dores de cabeça, sudorese, dificuldade em manter a concentração, náuseas ou queimação no estômago, necessidade de ir ao banheiro com frequência, fadiga e sensação de cansaço constante, dificuldade para dormir ou manter-se acordado, surgimento de tremores e espasmos, ficar facilmente assustado, dentre outros.
Se nenhuma outra condição médica for encontrada, o indivíduo pode ser encaminhado para um psiquiatra ou psicólogo, profissionais de saúde mental que são especialmente habilitados para diagnosticar e tratar doenças mentais como a Ansiedade Generalizada. O tratamento para o Transtorno de Ansiedade Generalizada geralmente inclui uma combinação de medicação e psicoterapia.
Dra. Ayanne Barbosa Gonzaga Médica – Esp. em Psiquiatria CRM – TO 4043