20/07/2022 às 08h24min - Atualizada em 20/07/2022 às 08h49min
Bombeiros classificam as praias mais perigosas do estado; veja lista
Para reduzir o perigo houve reforço com maior efetivo de guarda-vidas e implementação de normas de segurança. Em todo estado são 80 praias oficiais e mais de 500 balneários.
O Corpo de Bombeiros fez um levantamento indicando as praias mais perigosas do Tocantins. Foram três locais classificados com grau cinco de risco e outras 15 com nível quatro. Para reduzir o perigo houve reforço com maior efetivo de guarda-vidas e implementação de normas de segurança.
Com o calor intenso na temporada de férias as praias acabam sendo o refúgio de muitos tocantinenses e turistas. Em todo estado são 80 praias oficiais e mais de 500 balneários.
A estrutura de segurança destes pontos de lazer é reforçada nesta época do ano, mas nem sempre é o suficiente. Por isso os Bombeiros classificaram as 17 praias mais perigosas do estado.
São locais com grandes chances de acontecer algum tipo de incidente. “Cada praia possui uma característica, como por exemplo, a extensão da praia, a quantidade de público”, explicou o sargento André, do Corpo de Bombeiros.
Praias com nível cinco de risco
Praia da Raposa - Tupiratins
Praia da Gaivota - Araguacema
Praia da Tartaruga - Peixe
Praias com nível quatro de risco
Raft Rally das Águas - Miracema do Tocantins
Praia do Croá - Aliança do Tocantins
Praia do Duga - Pedro Afonso
Praia do Caju - Palmas
Raft Rally das Águas - Goiatins
Praia Ilha Grande - Araguanã
Praia do Sol - Caseara
Praia do Garimpinho - Araguaína
Praia da Santa - Tocantinópolis
Praia do Coqueiro - Filadélfia
Praia da Ponta - Araguatins
Praia do Porto Real - Porto Nacional
Raft Rally das Águas - Itacajá
Praia do Escapole - Araguanã
As demais praias do estado foram classificadas com graus mais baixos de perigo, mas isso não significa que dá para descuidar. Todos os locais devem obedecer a uma nota técnica com normas de segurança que foi emitida pelos bombeiros em maio deste ano.
Considerando os critérios dos bombeiros, os municípios estão investindo em infraestrutura, para garantir que os banhistas curtam as férias com mais segurança.
"Estamos com apoio dos bombeiros militares, Polícia Militar, segurança privada e guarda vidas civis. A praia da Raposa está pronta para receber os turistas de todas as regiões", afirmou o organizador Paulo Coelho.
Nos últimos dias a Praia da Raposa também recebeu o reforço do Centro Integrado de Operações Aéreas, além das equipes que estarão no local durante toda temporada para garantir atendimento rápido em casos de emergência.
Afogamentos
Tantas opções de lazer acabam se refletindo no número de acidentes. Nos últimos anos o estado tem registrado um grande número de afogamentos: foram 73 vítimas em 2020 e 76 no ano passado. Em 2020 já são quase 40 vítimas.