Professora Dorinha (União) foi eleita para representar o Tocantins no Senado pelos próximos oito anos com 50,42% dos votos, e mais de 99,90% das urnas apuradas. Kátia Abreu (PP) ficou em segundo com 18,49%%. A votação foi realizada neste domingo (2).
Neste ano o eleitor escolheu o ocupante de apenas uma vaga para o Senado. Em todo o país eram 27 vagas em disputa, representando cada uma das unidades federativas. Nas próximas eleições, em 2026, serão duas vagas para o senado para cada estado e DF.
Após o fim da votação a senadora comentou o resultado e disse como pretende atuar no Senado. "Vou trabalhar pelo estado, quero retribuir cada voto. Sou parceira do nosso governador, tenho certeza que nós vamos fazer a melhor gestão que o estado já viu. Mais do que voto, nós queremos retribuir o compromisso e a responsabilidade que o Tocantins nos deu", disse.
Maria Auxiliadora Seabra Rezentede, a Professora Dorinha, tem 57 anos e é natural de Goiânia (GO). Ela é formada em pedagogia e foi secretária da educação no Tocantins por mais de nove anos. Também é presidente do partido União Brasil no Tocantins e está no terceiro mandato de deputada federal.