21/11/2022 às 17h52min - Atualizada em 21/11/2022 às 17h52min
Colégio Militar JOÃO XXIII promove Semana da Consciência Negra
A unidade escolar realizou diversas exposições e apresentações contando com a participação de todos os alunos
- Correio do Tocantins
O Colégio Militar JOÃO XXIII realizou nos últimos dias 16, 17 e 18 a Semana da Consciência Negra, que teve diversas exposições e apresentações contando com a participação de toda unidade escolar.
O objetivo principal foi promover e valorizar a cultura afro-brasileira, o evento foi organizado pelo professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e também pelos alunos.
A eventualidade teve início com o Cine Cultura Afro-Brasileira, apresentando o filme “Doutor Gama”, além disso, foi aberta a exposição " Coisa de Preto, com uma coleção de quadros pintados pelos alunos da turma 23.03, e a " Arvore da Diversidade”, organizada pelas turmas de 7° ano, constando as digitais dos alunos.
No dia 17, quinta-feira, aconteceram apresentações em sala de aula que mostraram diversos temas, debate da turma 23.01 sobre os mártires do movimento negro, com a forma como Martin Luther King X Malcolm lutavam contra o preconceito e racismo. As turmas 62.01 e 62.03 trouxeram maquetes que demostrou o continente africano com os aspectos geográfico, político e social.
A Turma 13.03, homenageou Elza Soares, ela que foi pioneira na luta contra o machismo, racismo, desigualdade. Outra atração foi o café com Luiz Gama e Antonieta de Barros, a Deputada que aprovou a lei que instituiu o 15 de outubro como o dia dos professores. A Turma 13.01 produziu a sala com o questionamento, “Somos Todos iguais?”.
E para o encerramento, na sexta-feira, foi realizado, nos dois turnos, o Desfile do Orgulho da Beleza Negra.