24/07/2023 às 10h53min - Atualizada em 24/07/2023 às 11h22min
Estado tem fim de semana de muita violência nas estradas com oito mortos e vários feridos
Acidentes foram registrados de norte a sul do estado. Veja dicas de segurança para quem ainda vai pegar a estrada.
- Correio do Tocantins
O fim de semana foi de muita violência nas estradas do Tocantins. Acidentes foram registrados de norte a sul do estado, deixando pelo menos oito mortos e várias pessoas feridas.
O acidente mais grave foi na TO-080, próximo de Divinópolis, onde dois carros bateram de frente. Seis pessoas morreram no local e outra no hospital. A batida aconteceu durante uma tentativa de ultrapassagem.
Na BR-153 foram pelo menos dois acidentes. Em um deles uma criança de seis anos teve a perna esmagada, foi socorrida, mas morreu no hospital. Ela estava em uma moto junto com um homem e uma mulher, que também tiveram várias fraturas.
Sete pessoas morrem em acidente de trânsito na TO-080 perto de Divinópolis
Na mesma rodovia, entre Paraíso e Barrolândia, uma carreta tombou em uma curva. Três pessoas estavam no veículo, um casal e uma criança, e tiveram ferimentos mais leves.
Outro acidente aconteceu na TO-335 próximo de Juarina, no norte do Tocantins. Neste caso, um carro saiu da pista e ficou destruído após capotar. O motorista teve escoriações leves.
Próximo de Palmas, pelo menos dois acidentes foram registrados na TO-010. No primeiro, um carro saiu da pista e pegou fogo na tarde de domingo (23). Horas depois, dois veículos se envolveram em um engavetamento no mesmo trecho.
Houve registro de acidentes na TO-050 e em uma estrada de chão de Aliança do Tocantins, em direção à Praia do Croá.
Um capotamento também foi registrado na estrada de acesso ao assentamento Vale Verde em Gurupi e outro carro caiu em uma ribanceira entre Gurupi e a Vila Quixaba. Nestes acidentes, as vítimas não tiveram ferimentos graves.
Acidentes aumentando
Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal apontou que o estado teve um aumento de 10% no número de acidentes, nos cinco primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2023 foram 238 acidentes nas BRs. No ano anterior tinham sido 216.
Além disso, os acidentes ainda tendem a apresentar um aumento no período de férias, quando muitas pessoas pegam as estradas para curtir as praias no interior. Grande parte das colisões está relacionada à imprudência e poderia ser evitada. “Grande parte, a esmagadora maioria realmente é por imprudência, excesso de velocidade. É a falha humana”, comentou o major Marcos Morais, porta-voz da PM, em entrevista à TV Anhanguera.
Veja as dicas de segurança:
- Fazer uma revisão no veículo
- Ter uma boa noite de sono antes da viagem
- Fazer um cronograma para a viagem com paradas regulares
- Não desrespeitar a sinalização
- Obedecer aos limites de velocidade
- Evitar horários de pico como início da manhã e fim da tarde
- Não beber e dirigir
Para quem ainda vai pegar a estrada, alguns cuidados podem fazer a diferença e evitar acidentes. "O retorno é muito perigoso porque as pessoas estão cansadas das praias. É natural que se cansem, brinquem, nadem. Esse cansaço tem que ser respeitado. Se o condutor percebeu que está cansado e não consegue realizar a viagem, não faça porque quando pega a estrada esse cansaço aumenta muito, a estrada causa sonolência", comentou o gerente de fiscalização do Detran Enildo Leite.