Com foco na melhoria contínua da Polícia Penal do Tocantins, a Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Estado do Tocantins promoveu o segundo curso em Instrumentos de Menor Potencial Ofensivos (Impo) na Unidade de Tratamento Penal de Cariri. A capacitação tem 40 horas/aula e ocorreu durante a última semana de outubro.
Essa é a segunda turma do curso intensivo com aulas teóricas e práticas e participação de 17 policiais, sendo instruída pelos gopeanos e policiais do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE), Marcos Cícero, como instrutor de tonfa e imobilização; a Gopeana 05, Marileide Souza, instrutora de armamento e tiro; Filipe Marques, como instrutor de químico; e Edson Feitosa, como instrutor de armamento e tiro. Além da presença do superintendente do Sistema Penal, Rogério Gomes em sua abertura.
Impo
Segundo o coordenador do GOPE, Jaziel Coutinho, "o curso é uma excelente oportunidade para qualificar os policiais que estão na linha de frente dos presídios. Sabemos que o policial bem preparado utilizando as técnicas corretas de forma eficiente, terá sempre mais segurança para ele e sua equipe. O curso serve também para progressão na sua carreira profissional", explicou.
O policial penal, Manolo Reis da Unidade penal de Cariri, ressaltou o aspecto operacional deste aprendizado.
"É de imensa importância para nós operadores de segurança pública, que pisamos num terreno muito melindroso e que a qualquer momento, por falta de conhecimento podemos cometer um excesso ou omissão. Conhecer as leis que regem nossos atos e ações cotidianos, é uma importância ímpar", disse.