Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
27/02/2024 às 09h54min - Atualizada em 27/02/2024 às 09h54min

Jovem enfermeira colinense relata sua experiência em trabalhar na Alemanha: "Nós somos do tamanho dos nossos sonhos"

Joyce Silva Souto tem 23 anos é enfermeira e professora de inglês e desde o ano passado trabalha em Offenbach na Alemanha

Iara M. Coelho de Castro - Correio do Tocantins

Trabalhar na Europa tem sido o sonho de muitos brasileiros ao longo dos últimos anos. Afinal, é inegável que no Velho Continente há muitas oportunidades de uma vida confortável e estável, além de oportunidade de crescimento e aprimoramento profissional.

A jovem enfermeira colinense Joyce Silva Souto de apenas 23 anos é um exemplo de que com foco nos estudos e perseverança é possível alcançar objetivos que a princípio podem parecer apenas inalcansáveis.

Joyce trabalha como enfermeira atualmente no hospital Sana Klinikum Offenbach, na cidade de Offenbach Am Main na Alemanha desde o ano passado e em entrevista exclusiva o jornal Correio do Tocantins relatou um pouco de sua história até a realização do sonho de trabalhar na europa.

Joyce, conte-nos um pouco de sua história e de sua trajetória acadêmica

 

Nascida e criada em Colinas do Tocantins, sou filha de uma talentosa professora, Rosinete Silva de Souza Souto e um excelente assistente administrativo, Roberto Bispo Souto que desde cedo batalharam para oferecer para mim e para minha irmã mais nova Kívia, uma educação de qualidade. Sempre tive muito gosto por estudar mas o mais importante pra mim sempre foi o apoio e incentivo dos meus pais pois comecei a estudar inglês muito cedo e isso foi decisivo hoje para estar onde eu estou: do outro lado do mundo, na Alemanha!

Comecei minha jornada acadêmica de Enfermagem em 2017 e finalizei em 2022 na Faculdade de Guaraí – FAG, íamos todos os dias de ônibus com meus colegas, a viagem durava quase 2 horas e chegamos muito cansados, quase meia-noite todos os dias mas quando a gente quer crescer na vida, o esforço vale a pena. Durante o meu tempo de faculdade trabalhei como professora de inglês para crianças pois além de eu realmente amar crianças, gosto de transmitir conhecimento e sempre fui apaixonada por inglês, somente juntei as oportunidades.

E então foi assim a minha faculdade: muito estudo, muito trabalho e dedicação. Como meus pais sempre me incentivaram a leitura e me colocaram muito cedo para aprender inglês, eu tinha mais facilidade para ler artigos e assim foi que desenvolvi uma habilidade para escrever e assim, compus diversos artigos científicos na área da enfermagem pois quando saiam os melhores artigos em inglês eu já lia direto, sem tradutor.




Como foi o caminho ou processo para trabalhar na Alemanha?

 

Logo após a finalização do meu curso de bacharelado eu optei por 1 ano a estudar para residência de enfermagem pois a residência oferece mais oportunidade no mercado de trabalho. Estudei firme por 1 ano, acordava todos os dias as 6 da manhã para começar a estudar e assim garanti uma aprovação na primeira fase em uma residência que tanto sonhei mas, no fundo eu sempre senti que eu poderia ir além com tudo aquilo que eu tinha aprendido e também sempre tive vontade de morar fora do país, eu sentia que ainda tinha mais para almejar.

Sendo assim, em Novembro de 2022 tive a notícia que uma empresa que faz parceira com a UFT nomeada “Talent Orange” estava a procura de enfermeiros para trabalhar na Alemanha pois o país enfrenta atualmente uma grande falta de mão de obra. A seleção consistia em enviar o histórico escolar acadêmico e realizar uma entrevista de inglês, não nos exigiam um domínio da língua apenas que você pudesse entender e se comunicar bem em inglês. Enviei meus documentos por e-mail e logo fui selecionada para e entrevista. A entrevista se deu em Palmas e foi muito tranquila, perguntas do dia-a-dia, sobre seu futuro e carreira. No começo fiquei nervosa mas eu sabia que eu poderia conseguir pois era a oportunidade dos meus sonhos e eu estudei por anos por aquele momento. Em dezembro recebi a feliz notícia que fui selecionada e comecei a estudar alemão em janeiro.


Precisou de aulas de alemão?
 

Para trabalhar na Alemanha você precisa de um nível de alemão chamado “B2” ou seja, um nível avançado da língua. A empresa oferece o curso de forma integral e foram selecionados comigo mais 11 enfermeiros de todo o país para esse novo desafio. As aulas por 3 meses seriam on-line e os próximos meses até a prova do B2 nós já estaríamos na Alemanha e além disso, a empresa cuida da parte burocrática de permanência no país (Visto). Assim foi minha jornada, aula de alemão das 08 até 14:30, além de aulas de reforço e assim eu só dormia as 22 de tanto estudar. Nesses 3 meses, aproveitei o máximo minha família e amigos pois eu 4 de Abril eu realizei o sonho de finalmente, estar na Alemanha e ainda mais: trabalhar naquilo que sou apaixonada. Alemão é uma língua complicada, todo o processo é muito difícil pois não é só o estudo, é sua saúde mental também pois você se propõe a estar longe do conforto de casa.

Chegamos aqui e continuamos com as aulas até a minha aprovação na prova do B2 e comecei a trabalhar em novembro do ano passado no hospital internacional na cidade de Offenbach chamado “Sana Klinikum Offenbach” e estou trabalhando muito feliz por já quase 4 meses na estação de Cardiologia.

No momento também estou em fase de preparação para uma última prova que temos que fazer, a validação do diploma de enfermeira na Europa pois assim, uma vez que tenho o meu diploma validado, é possível trabalhar em qualquer lugar da Europa. O processo dura 6 meses, temos ainda aulas de alemão e aulas de enfermagem. Tem sido uma experiência incrível, a jornada de trabalho é totalmente diferente que no Brasil, trabalhamos 8 horas e não são todos os dias, as escalas de trabalho são maleáveis e o salário é bom. É claro que nenhum lugar é perfeito pois ainda sim é muito cansativo mas na minha experiência, aqui eu consigo ter uma melhor qualidade de vida em todos os sentidos. 


Como você avalia a importância da educação em sua vida?
 

Posso afirmar que ter uma educação de qualidade foi o fator crucial para chegar onde estou hoje porém claro que tive que abdicar de muitas coisas, tive que estudar muito e me desdobrar pois também falhei mas não desisti. O conselho que dou para todo mundo é: se você tem oportunidade estude inglês, estude outras línguas pois eu acho que as pessoas não sabem a importância de ter outro idioma, eu diria que sim, só estou aqui porque eu tive a oportunidade de estudar porque meus pais sabiam dessa importância e lutaram muito para que eu tivesse um bom ensino e aqui estou. Como diria Paulo Freire: a educação transforma!

Eu vim de uma cidade pequena, sou filha de pessoas humildes e boas mas sempre pensei alto, sempre tive no pensamento que eu queria ser e fazer grandes coisas em minha vida e pra isso a minha única alternativa foram os estudos.

Então não importa de onde você vem, se você tem um sonho, uma meta a seguir, faça! Será difícil mas será passageiro e recompensador.

Nós somos do tamanho dos nossos sonhos!




 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp