Na última sexta-feira, 18, representantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO), do Corpo de Bombeiros e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde fizeram vistoria no Hospital Dona Regina, com o objetivo de verificar os pontos que precisam de adequação e reforço quanto às normas de combate a incêndio, segurança e emergência.
A realização da vistoria foi uma das deliberações de audiência administrativa na quinta-feira, 17, presidida pela promotora de Justiça Kátia Chaves Gallieta, com participação do promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual da Saúde e representantes do Hospital Dona Regina.
A arquiteta do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) do MPTO, Elaine Maria da Silva Chiesa, acompanhou a visita no hospital que, entre outros pontos, avaliou as condições do elevador existente no local, que não atende às exigências de segurança para ser usado como saída de emergência. Foi verificada a necessidade de construção de uma rampa externa para servir como opção para evacuação em caso de incêndio.
Também foi apontada a necessidade de instalação de portas corta-fogo para dividir os setores do hospital e melhorar a segurança contra incêndios. O sistema de reserva técnica de incêndio, incluindo a caixa d'água que abastecerá os futuros hidrantes, também foi analisado durante a vistoria.
A Secretaria Estadual de Saúde tem 30 dias para finalizar o projeto das intervenções e apresentar as providências que serão tomadas. O MPTO agendou uma nova reunião administrativa para o dia 19 de novembro, quando a Secretaria da Saúde apresentará o plano de ação para implementar as melhorias do Hospital Dona Regina e garantir a segurança dos pacientes e funcionários.