Na magistratura tocantinense desde 1996, o juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni será titular da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) para o biênio 2024/2026, na classe Juiz de Direito. A solenidade de posse acontecerá nesta terça-feira, 22, às 10h30, no Pleno do tribunal.
Atualmente presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Coave) do TRE-TO, o magistrado é formado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP. Em julho de 1993, foi estagiário do Ministério Público de São Paulo entre os anos de 1991 e 1993. De 1993 a 1996 exerceu a advocacia, com registro na OAB/SP. É mestre em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Em dezembro de 1996 ingressou na magistratura do Tocantins, atuando como juiz nas Comarcas de Tocantinópolis, Araguatins, Itaguatins, Axixá, Ananás, Araguaçu, Araguaína e Augustinópolis. Foi promovido pelo critério de antiguidade para a Comarca de Palmas em junho de 1999, para o 1º Juizado Especial, onde está até hoje.
Juiz integrante das Turmas Recursais em várias oportunidades, é coordenador dos Juizados Especiais e Turmas Recursais do Estado do Tocantins, inclusive atualmente faz parte da coordenadoria.
O magistrado também é integrante do Comitê de Processo Eletrônico, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e da Comissão Auxiliar do Eproc/TJTO e do Comitê de Transformação Digital, ambos do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).