O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres, cumpriu nesta semana uma extensa agenda de visitas institucionais aos gabinetes dos deputados federais e senadores do estado, em Brasília. A maratona política, acompanhada por uma caravana de prefeitos aliados, teve como objetivo fortalecer o diálogo entre os poderes e reafirmar a construção coletiva dentro da base governista. Amélio é pré-candidato ao governo estadual.
Nos encontros, o parlamentar reforçou que seu projeto político é de união e integração, buscando aproximar ainda mais os entes federais das pautas do Tocantins.
“Nosso foco é construir juntos. O que estamos fazendo é mostrar que o projeto é um só, que deve ser coletivo, sem divisões artificiais entre parlamentares estaduais e federais”, afirmou.
Amélio visitou os gabinetes dos deputados Eli Borges, Lázaro Botelho, Felipe Martins, Antonio Andrade, Alexandre Guimarães, Carlos Gaguim, Ricardo Ayres e Vicentinho Júnior. Com este último, se referiu com proximidade, chamando-o de “companheiro”. As conversas foram consideradas produtivas por aliados do presidente da Assembleia.
No gabinete do deputado Carlos Gaguim, o tom foi amistoso, com ambos relembrando a eleição da presidência da Assembleia de 2007, marcada por um empate emblemático de 12 a 12, em que o então presidente teve papel decisivo.
Além dos deputados, Amélio também esteve com o senador e vice-presidente do Senado Federal, Eduardo Gomes. Ele articula ainda um encontro com a senadora Professora Dorinha, coordenadora da bancada tocantinense. Por questões de agenda, a reunião não aconteceu nesta semana, mas, segundo a assessoria de Amélio, está previsto um café da manhã entre ambos nos próximos dias.
“Faço questão desse encontro. A senadora sempre foi receptiva e não há nenhum tipo de rompimento”, reforçou o parlamentar.
Também estiveram reunidos com a senadora Dorinha o irmão de Amélio, Antônio do Bar, prefeito de Augustinópolis, e outros gestores aliados.
O único gabinete que Amélio não visitou foi o do senador Irajá, que é atualmente oposição ao governo estadual.
Encerrando a agenda, Amélio acompanha nesta quinta-feira o governador Wanderlei Barbosa em compromissos oficiais na capital federal, reforçando sua vinculação com o projeto político do governo.