Correio do Tocantins Publicidade 1200x90

Mulheres do Agro ganham protagonismo em seminário na Agrotins 2025

Por Iara M. Coelho de Castro - Correio do Tocantins
17/05/2025 13h05 - Atualizado há 15 horas
3 Min

A força, a sensibilidade e o talento feminino no campo ganharam palco no terceiro dia da 25ª edição da Agrotins, durante a terceira edição do Seminário de Mulheres do Agro, promovido pelo Sistema FAET/Senar/Sindicatos em parceria com a Câmara de Mulheres Empreendedoras e Gestoras da Fecomércio-TO.

Realizado no estande do sistema, o evento reuniu lideranças femininas de diversas regiões e setores do agronegócio tocantinense, consolidando-se como espaço de escuta, inspiração e fortalecimento do protagonismo da mulher rural. O seminário reafirmou o compromisso das instituições organizadoras com a promoção da equidade de gênero e com a valorização de histórias que transformam o campo por meio do trabalho, da gestão e da inovação.

Comunicação e superação

A abertura do encontro ficou por conta da comunicadora e mentora Sirlei Benetti, com a palestra “Você nasceu pra dar certo”. Com metáforas impactantes, ela comparou a mulher a um avião, que decola contra o vento, desafiando críticas e adversidades. “Mas é preciso cuidar do peso das malas — as dores e mágoas que carregamos dentro de nós”, disse, em referência aos fardos emocionais que muitas mulheres enfrentam silenciosamente.

Painel de histórias e resistência

O painel de debates, mediado por Amanda Costa, reuniu nomes que traduzem, na prática, a força da mulher no agro: Mônica Leite (Grupo D@mas do Campo), Maria de Fátima de Jesus (CMEG/Fecomércio-TO e ATOS), Inara Machado (AMA), Rayley Luzza (Senar-TO), Gisele Mota (FABIPAS), Clenner Maria (UMACRE) e Lívia Rocha (Grupo Terra Boa).

Mônica Leite destacou a importância de preparar os jovens para dar continuidade à atividade no campo, enquanto Maria de Fátima reforçou a relevância da articulação entre mulheres de diferentes áreas: “Ser mãe e empresária é uma oportunidade de transformar o mundo que queremos para nós”.

Histórias que inspiram

Entre falas emocionadas e trajetórias resilientes, Inara Machado chamou atenção para o papel de parceria no casamento e no agro. “Queremos ser companheiras, não superiores. Maridos, apoiem suas esposas”, disse, sendo aplaudida pelo público.

A superintendente do Senar Tocantins, Rayley Luzza, que atua três décadas no setor, ressaltou que “hoje temos uma gestão inclusiva, que valoriza o papel da mulher no campo”, evidenciando os avanços na ocupação de espaços de liderança.

Empresária do ramo laticinista, Gisele Mota relatou sua trajetória empreendedora iniciada ainda na adolescência, hoje com uma empresa que emprega 70 colaboradores. Clenner Maria falou da mudança de carreira do cartório para o agro e dos desafios da gestão financeira na vida rural.

A empresária Lívia Rocha concluiu o painel encorajando as participantes: “Mesmo com medo, siga em frente”. Vinda do meio urbano, ela defende uma gestão mais humanizada no campo, pautada pelo olhar feminino.

Reconhecimento institucional

O presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, reforçou a importância do evento na programação da Agrotins. “A mulher está cada vez mais presente no agronegócio. O sistema promove esse espaço porque reconhece e valoriza esse protagonismo no campo.”

O Seminário de Mulheres do Agro 2025 foi mais do que um evento: foi uma declaração de que o campo tem, cada vez mais, voz, rosto e coração de mulher.


Notícias Relacionadas »
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp