De volta à Câmara dos Deputados para o segundo mandato, Tiago Dimas (Podemos-TO) já prepara uma de suas marcas no parlamento: a Seleção Pública de Projetos a Serem Contemplados com Emendas Parlamentares. A iniciativa, considerada pioneira no Tocantins, permite que entidades sem fins lucrativos apresentem propostas e disputem recursos destinados por meio de emendas do deputado.
Durante seu primeiro mandato (2019-2022), Dimas promoveu duas edições da seleção, contemplando 19 projetos de organizações da sociedade civil, com valores de até R$ 250 mil por proposta. No total, foram direcionados mais de R$ 3,5 milhões para instituições ligadas à saúde, assistência social, esporte e até iniciativas tecnológicas voltadas para a juventude.
“Nosso Estado possui muitas instituições com projetos bons que não têm acesso aos recursos. Nós promovemos essa seleção para ajudar iniciativas que contribuam com a sociedade. Os critérios exclusivos foram a relevância do projeto e a quantidade de pessoas beneficiadas”, destacou o parlamentar.
Agora, em 2025, o deputado trabalha na terceira edição do programa. Ainda não há valores definidos nem quantidade de projetos que serão contemplados, já que a equipe avalia os novos parâmetros da legislação sobre emendas.
Segundo Dimas, a ideia é lançar o edital até o fim de setembro. “Estamos estudando como vamos fazer. Os valores não podem ser muito altos até para dar margem para escolha de mais projetos. De toda forma, já tenho pensado em fazer um edital bem democrático como das outras vezes, com critérios mínimos de participação”, afirmou.
Para o parlamentar, o modelo tem revelado iniciativas de grande importância social. “Conseguimos contemplar muita coisa boa, conheci projetos fantásticos de apoio à sociedade que até hoje contribuem para o bem-estar da população”, ressaltou.
Com o novo edital, Dimas pretende ampliar a participação de entidades e reforçar o caráter democrático da aplicação de recursos públicos, incentivando projetos de impacto direto na vida das comunidades tocantinenses.