Correio do Tocantins Publicidade 1200x90

Amélio Cayres articula implantação de cursos de Medicina em Colinas e Araguatins

Por Thiago de Castro - Correio do Tocantins
21/08/2025 15h39 - Atualizado há 4 horas
3 Min

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), intensificou nesta quarta-feira (20) as articulações para a implantação de cursos de Medicina nos municípios de Colinas do Tocantins e Araguatins. A pauta foi discutida em reunião com representantes da Universidade de Gurupi (Unirg), da Associação Comercial de Colinas e com o deputado Eduardo do Dertins (Podemos). Também participou do encontro o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz.

Defesa da expansão universitária

Amélio destacou que, assim como defendeu a chegada do curso de Medicina da Unitins em Augustinópolis, agora trabalha para levar a formação médica a Araguatins, por meio da Unirg. Segundo ele, Colinas também merece receber a graduação.

 

“É uma luta que estamos fazendo há muito tempo. Acho extremamente necessário levar o curso para Colinas, uma reivindicação justa trabalhada com zelo pelo deputado Eduardo, porque entendemos que vai facilitar o acesso e diminuir muito os custos para quem mora no Tocantins e na região”, afirmou Cayres.

 

Estrutura já disponível em Colinas

O deputado Eduardo do Dertins lembrou que a Prefeitura de Colinas já doou um prédio para sediar o campus, após reforma de quase R$ 2 milhões.

 

“O espaço já estruturou toda a reitoria e parte técnica. A sociedade de Colinas pede essa implantação há muito tempo, porque sabemos como uma região pode ser transformada com a chegada do ensino superior”, pontuou.

 

Viabilidade técnica e exigências do MEC

O advogado João Vitor Jorge, representante da Unirg, informou que os estudos técnicos de viabilidade já foram realizados, incluindo a análise da capacidade hospitalar para os estágios dos alunos e soluções para o período de internato.

 

“Estamos atendendo todas as exigências do MEC para abrir a faculdade em Colinas e, em seguida, expandir para Araguatins”, explicou.

 

Avaliação no Conselho Estadual de Educação

O secretário da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que o processo está sob análise no Conselho Estadual de Educação.

 

“Encaminhei o pedido com orientação de celeridade e todo o cuidado necessário. O presidente Amélio tem reforçado a necessidade tanto em Araguatins quanto agora em Colinas”, disse.

Expectativa local

Representantes da Associação Comercial de Colinas defenderam a implantação como motor de desenvolvimento regional, com impactos positivos na formação de profissionais de saúde, no acesso da população a serviços e no fortalecimento da economia local.


Notícias Relacionadas »
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp