O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), intensificou nesta quarta-feira (20) as articulações para a implantação de cursos de Medicina nos municípios de Colinas do Tocantins e Araguatins. A pauta foi discutida em reunião com representantes da Universidade de Gurupi (Unirg), da Associação Comercial de Colinas e com o deputado Eduardo do Dertins (Podemos). Também participou do encontro o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz.
Amélio destacou que, assim como defendeu a chegada do curso de Medicina da Unitins em Augustinópolis, agora trabalha para levar a formação médica a Araguatins, por meio da Unirg. Segundo ele, Colinas também merece receber a graduação.
“É uma luta que estamos fazendo há muito tempo. Acho extremamente necessário levar o curso para Colinas, uma reivindicação justa trabalhada com zelo pelo deputado Eduardo, porque entendemos que vai facilitar o acesso e diminuir muito os custos para quem mora no Tocantins e na região”, afirmou Cayres.
O deputado Eduardo do Dertins lembrou que a Prefeitura de Colinas já doou um prédio para sediar o campus, após reforma de quase R$ 2 milhões.
“O espaço já estruturou toda a reitoria e parte técnica. A sociedade de Colinas pede essa implantação há muito tempo, porque sabemos como uma região pode ser transformada com a chegada do ensino superior”, pontuou.
O advogado João Vitor Jorge, representante da Unirg, informou que os estudos técnicos de viabilidade já foram realizados, incluindo a análise da capacidade hospitalar para os estágios dos alunos e soluções para o período de internato.
“Estamos atendendo todas as exigências do MEC para abrir a faculdade em Colinas e, em seguida, expandir para Araguatins”, explicou.
O secretário da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que o processo está sob análise no Conselho Estadual de Educação.
“Encaminhei o pedido com orientação de celeridade e todo o cuidado necessário. O presidente Amélio tem reforçado a necessidade tanto em Araguatins quanto agora em Colinas”, disse.
Representantes da Associação Comercial de Colinas defenderam a implantação como motor de desenvolvimento regional, com impactos positivos na formação de profissionais de saúde, no acesso da população a serviços e no fortalecimento da economia local.