Correio do Tocantins Publicidade 1200x90

Fachin deixa 2ª Turma do STF e recurso de Wanderlei Barbosa passa a Barroso

Ministro assume presidência da Corte e relatoria do habeas corpus do governador afastado muda de gabinete

Redação - Correio do Tocantins
30/09/2025 14h19 - Atualizado há 7 horas
1 Min

Com a posse de Edson Fachin na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrida nesta segunda-feira (29), houve alteração na composição da 2ª Turma da Corte. A mudança atinge diretamente o processo do governador afastado do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), que busca retornar ao comando do Palácio Araguaia por meio de habeas corpus.

Pelo regimento interno do STF (art. 4º, § 8º), ao deixar a 2ª Turma, Fachin não mantém a relatoria dos processos em andamento. Dessa forma, o habeas corpus de Wanderlei foi redistribuído e agora está sob a responsabilidade do ministro Luís Roberto Barroso, definido como novo relator ainda nesta segunda-feira. O processo segue concluso para análise.

Relembre o caso

Na última movimentação processual, Edson Fachin recusou-se a apreciar o habeas corpus por considerar que a defesa de Wanderlei Barbosa não apresentou documentação suficiente. Entre as falhas, estava a ausência do acórdão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que embasou o afastamento do governador.

Com a mudança de relatoria, caberá a Barroso decidir os próximos passos do recurso, que pode ter impacto direto no cenário político do Tocantins.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();