Estoques da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram alvos de uma vistoria realizada nesta quarta-feira (8) pela Polícia Federal e Defensoria Pública. Em dois locais foram encontradas fórmulas alimentares e medicamentos vencidos.
A vistoria foi realizada após uma denúncia de que medicamentos vencidos estariam sendo entregues à população. A ação contou com a presença de um delegado da PF e do defensor público Arthur Pádua, coordenador da Central de Atendimento à Saúde (CAS) da Defensoria Pública Estadual.
A reportagem pediu um posicionamento para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.
Primeiro o grupo fez uma vistoria na assistência farmacêutica do estado, onde encontrou medicamentos vencidos, inclusive anticoncepcionais. Depois a equipe foi até o centro de distribuição de medicamentos da SES.
Em entrevista veículada pela TV Anhanguera, o defensor confirmou que encontrou mais medicamentos e complementos alimentares fora do prazo de validade no centro de distribuição.
A Defensoria agora quer saber de que forma esses itens estão sendo descartados ou se estão sendo repassados para os pacientes. Após a visita a Polícia Federal vai decidir se vai abrir um inquérito para apurar os fatos.
A ação foi acompanhada pela diretora de assistência farmacêutica do estado, Kédma Maria Carneiro. Ela disse à reportagem da TV Anhanguera que o fato de existirem itens vencidos não significa que estavam sendo distribuídos e a pasta está disposta a colaborar com as investigações.