Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
30/05/2023 às 14h09min - Atualizada em 30/05/2023 às 14h09min

PF cumpre mandados em Paraíso e Porto Nacional contra suspeitos de emprestar contas para golpes bancários

Em todo país foram 51 mandados de busca e apreensão. No caso do Tocantins, as ordens foram cumpridas em Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.

- Correio do Tocantins

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão no Tocantins durante a operação Não Seja um Laranja 2, na manhã desta terça-feira (30). A ação é para combater fraudes bancárias em contas eletrônicas e foi realizada simultaneamente em 17 estados e no Distrito Federal.

Em todo país foram 51 mandados de busca e apreensão. No caso do Tocantins, as ordens foram cumpridas em Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.

Segundo a PF, são investigadas pessoas que teriam cedido suas contas pessoais para receber dinheiro fruto de golpes e fraudes contra clientes bancários. Diversos cartões de crédito foram apreendidos com os suspeitos.

A operação é fruto de uma cooperação entre a Polícia Federal e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em vigor desde 2017. A investigação detectou um "aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos".

 

Essas pessoas estariam emprestando suas contas bancárias para receber o dinheiro dos golpes – e, em troca, ficando com parte dos recursos. Na prática, se tornam "laranjas" dos esquemas.

Ainda de acordo com a PF, essa conduta de "emprestar contas bancárias" para laranjas é crime e pode gerar penas de até 8 anos de prisão, além de multas. A pena pode ser agravada, ainda, se usar servidores de tecnologia fora do Brasil ou se os golpes forem praticados contra idosos ou vulneráveis.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp