Na manhã desta sexta-feira, 23, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Washington Ayres e o técnico do Núcleo de Planejamento Estratégico (NPE) do Ruraltins, José Carlos de Moraes, a convite da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa, apresentaram o Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) Tocantins.
O principal objetivo da proposta é buscar parcerias e apoio da Embrapa para a execução do plano, que prevê a capacitação de técnicos, e visa a implantação de uma metodologia de levantamento de informações que irão impulsionar as cadeias produtivas no Estado do Tocantins.
Durante a reunião, o presidente do Ruraltins, Washington Ayres, enfatizou a importância dessa parceria estratégica com a Embrapa para o sucesso do Plano ATER Tocantins.
Ele destacou a relevância da pesquisa agropecuária no desenvolvimento sustentável do estado e ressaltou que "existe a necessidade de fortalecer as ações de assistência técnica e extensão rural para impulsionar a produção agropecuária principalmente a agricultura familiar ", pontuou.
A chefe da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem, manifestou total apoio à proposta apresentada pelo Ruraltins. Ela apresentou a equipe e suas expertises na área de pesquisa agropecuária e enfatizou sobre "a importância de estabelecer parcerias estratégicas para promover o desenvolvimento das cadeias produtivas no Tocantins", destacou Danielle.
Diante do interesse mútuo e da sintonia de objetivos entre as instituições, ficou acordada a realização da próxima reunião no dia 4 de julho, às 9h, na Embrapa Pesca e Aquicultura. Nessa próxima etapa, serão discutidos detalhes operacionais e definidos os próximos passos para a concretização da parceria entre o Ruraltins e a Embrapa.
A reunião evidenciou o comprometimento das instituições em trabalhar em conjunto, visando impulsionar o desenvolvimento agropecuário no Estado do Tocantins. Com a parceria entre o Ruraltins e a Embrapa, espera-se promover avanços significativos nas cadeias produtivas, fortalecer a agricultura familiar e e contribuir com o crescimento econômico e social no Estado.
Além dos participantes mencionados anteriormente, estiveram presentes na reunião os seguintes pesquisadores e profissionais da Embrapa Pesca e Aquicultura:
A presença desses pesquisadores e profissionais da Embrapa fortaleceu o diálogo e o alinhamento estratégico com o Ruraltins, e reforçou o compromisso mútuo de impulsionar o desenvolvimento das cadeias produtivas no Estado do Tocantins.