21/08/2024 às 00h20min - Atualizada em 21/08/2024 às 00h20min

Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins participa de debate sobre justiça mais próxima e mais rápida durante visita à Comarca de Colinas

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, e equipe foram recebidas pelo diretor do Foro, juiz Marcelo Laurito Paro, pelos(as) magistrados(as), José Roberto Ferreira Ribeiro, Grace Kelly Sampaio, Jacobine Leonardo e por cerca de 50 servidores(as).

- Correio do Tocantins

O “Justiça mais próxima e inovadora” chegou à Comarca de Colinas do Tocantins nesta terça-feira (20/8). Com o sentimento de “estou em casa”, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, e equipe  foram recebidas pelo diretor do Foro, juiz Marcelo Laurito Paro, pelos(as) magistrados(as), José Roberto Ferreira Ribeiro, Grace Kelly Sampaio, Jacobine Leonardo e por cerca de 50 servidores(as).

Na grande Colinas, assim carinhosamente chamada pela presidente, município onde ela exerceu 20 anos de magistratura, foram discutidas ações da gestão 2023/2025 que visam o aperfeiçoamento da força de trabalho, com o olhar não só para o Judiciário de agora, mas para as próximas décadas. 

“Sabemos que, para os próximos 35 anos, precisamos evoluir e avançar. Então, muitas mudanças terão que ser feitas. E, certamente, a gente tem que contar com todo o trabalho dos(as) servidores(as), dos(as) magistrados(as) porque nós não vamos conseguir nada sem vocês”, disse, complementando que as outras gestões terão novas ideias, novas propostas e novas formas de trabalhar, no entanto, é preciso começar agora já que a demanda no Judiciário cresce a cada dia.

A nossa vida é assim, novos conhecimentos, novas adaptações, e assim a gente vai se desenvolvendo. O que temos que ter medo é de não mudar. E a cada gestão do Tribunal de Justiça vocês vão ver muitas outras mudanças. Nós fazemos gestão em continuidade - desembargadora Etelvina Sampaio.

Diretor do Foro, juiz Marcelo Laurito Paro, reforçou as palavras da desembargadora de se pensar hoje no futuro do Judiciário. “A gestão tem que ser daqui para frente. Pensando sempre nas próximas gerações, talvez nós não estejamos mais aqui, mas as nossas ações podem reverberar de forma positiva, daqui para frente. É muito gratificante ter essa visão.”

Resposta rápida ao(à) cidadão(ã)

A presidente reforçou a missão do Poder Judiciário que é a de “garantir a cidadania através da distribuição de uma justiça célere, segura e efetiva” e para assegurar essa agilidade, esperada pela população, é preciso inovar e fazer mudanças.

“A nossa vida em sociedade é repleta de conflitos e quanto mais conflitos, mais demandas para o Poder Judiciário. Então, os nossos números realmente são altos. Mas nós temos que acompanhar as transformações sociais, nos atualizarmos de acordo com a demanda. E nós estamos sempre buscando novas formas de trabalho, para otimizar as nossas rotinas, para nos atualizarmos.”

Uma das mudanças para melhorar o trabalho é a implantação da Cepex - Central de Expedição de Precatórios e Requisições de Obrigações de Pequeno Valor (ROPVs). A Cepex, instalada em 3 de julho, em Palmas, é coordenada pelo juiz Gil de Araújo Corrêa, secretariado pela técnica judiciária Esmeralda de Fátima Alberto Ornelas e tem sete servidores(as).

A Central, com abrangência estadual, é responsável pela execução das atividades cartorárias relativas aos processos judiciais eletrônicos em tramitação em todas as unidades judiciárias de primeiro grau, nos processos em fase de cumprimento de sentença, e respectivos incidentes, ajuizados contra as fazendas públicas, suas autarquias e fundações públicas, especificamente para o ato de expedição de precatórios e requisições de obrigações de pequeno valor.

Desde a implantação, foram expedidos quase 300 precatórios e mais de sete mil ROPVs. Os números, segundo a desembargadora, mostram que a iniciativa é positiva e não tem volta. “A especialização dá certo.” 

Fazer acontecer

E para que as mudanças do agora reflitam nos próximos 35 anos, a presidente reforçou o trabalho em equipe, lembrando que o Poder Judiciário do Tocantins é feito por todos(as) e com o olhar ao(à) cidadão(ã). “Nós temos que ter empatia entre os colegas, trabalhar em equipe, porque hoje quem trabalha isolado também não consegue dar conta da demanda. A gente avança quando um ajuda o outro.” 

A técnica judiciária Lorena Souza Borges Amaral, sabe bem que a união faz toda a diferença. Lotada na Vara Criminal, acompanhou e avaliou como positivo o “Justiça mais próxima e inovadora”, na Comarca de Colinas. A forma descontraída, sem protocolo e informal chamou a atenção.

O dia foi positivo. Essa proximidade, essa liberdade de poder falar, de poder expor nossas dificuldades, nossas demandas e assim também sentir mais próximo da gestão que fica em Palmas, foi melhor que esperávamos - disse Lorena. 

Liderando uma equipe de 72 servidores, o juiz Marcelo Laurito observou que a visita da presidente do TJTO e sua equipe foi enriquecedora. “Receber o Tribunal de Justiça representado pela presidente, a expoente máxima do Poder, vindo na nossa Comarca pessoalmente e batendo um papo bem informal, abrindo as portas, para a gente trazer as nossas angústias, as nossas preocupações, o que tem dado certo, o que tem dado errado.”

E essa proximidade reflete em quem busca a Justiça. “Toda ação que visa aproximar os servidores e magistrados com a cúpula do Tribunal, isso com certeza gera benefício para o próprio jurisdicionado”, concluiu o magistrado.

Estiveram presentes na Comarca de Colinas: o juiz auxiliar da Presidência, Roniclay Alves de Morais; a diretora-geral Ana Carina Souto; a chefe de gabinete da Presidência, Jeane Justino; os(as) diretores(as) de Comunicação e Judiciário, Kézia Reis e  Wallson Brito da Silva, respectivamente;  a cogestora do programa SimplesTOC, Roberta Maciel, e representando a Assessoria Militar, o tenente-coronel Ricardo Apolinário de Carvalho.

 

A Comarca

Segundo o censo do IBGE 2022, Colinas tem uma população de 34.233,  sendo o sexto município mais populoso do Estado. A Comarca abrange ainda os municípios de Bernardo Sayão, Brasilândia do Tocantins, Couto Magalhães, Juarina e Palmeirante.

Seguindo a programação das visitas, o Justiça mais Próxima e Inovadora segue nesta quarta-feira (21/8) na Comarca de Colméia. 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp