O presidente da Câmara Municipal de Colinas, vereador Augusto Agra, apresentou nesta segunda-feira (26) um projeto de indicação solicitando ao Poder Executivo que a Guarda Municipal seja equipada com armamentos não letais. A proposta sugere o uso de equipamentos como armas de choque, cacetetes, algemas, spray de pimenta e outros dispositivos que possam contribuir para a atuação da corporação.
Atualmente, a Guarda Municipal está em funcionamento na cidade, mas ainda não realizou o curso de formação necessário para o porte de armamento letal.
“A gente sabe que a Guarda já está em funcionamento na cidade, mas que ainda não passou por um curso de formação para ter o armamento letal”, afirmou o vereador durante a sessão.
Segundo Agra, o objetivo é garantir maior efetividade e segurança nas ações da corporação enquanto a formação não ocorre.
“Fizemos hoje a solicitação para que a Guarda seja equipada com armamentos não letais, como armas de choque, cacetetes, algemas, spray de pimenta ou outro tipo de qualquer arma não letal que seja necessária”, explicou.
O parlamentar ressaltou que a proposta representa uma preocupação com a segurança pública no município.
“É uma preocupação nossa, do nosso gabinete, com a segurança pública de Colinas, que tem realmente necessitado desses cuidados”, destacou.
Por se tratar de um projeto de indicação, a medida não tem caráter obrigatório, ficando a decisão final a cargo da administração municipal.
“O Poder Executivo poderá usar outras armas não letais, mas a nossa preocupação é que, até que seja feito o curso de formação, a Guarda tenha condições de atuar com segurança e efetividade”, completou o vereador.