Correio do Tocantins Publicidade 1200x90

Réus por feminicídio, assassinato e tentativa de homicídio vão a júri em Colinas

Por Iara M. Coelho de Castro - Correio do Tocantins
04/08/2025 13h35 - Atualizado há 23 horas
3 Min

A Comarca de Colinas do Tocantins inicia nesta quarta-feira (6) a 4ª Temporada do Tribunal do Júri Popular, com uma pauta que reúne oito casos de crimes contra a vida. Os julgamentos ocorrerão até o fim de setembro e incluem acusações de feminicídio, homicídios qualificados e tentativas de assassinato.

A condução das sessões está sob responsabilidade da Vara Criminal da comarca, atualmente sob jurisdição provisória do juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra. No entanto, o primeiro júri será presidido pela juíza Nely Alves da Cruz, designada por portaria após conflito de agenda do juiz titular, que estará em atuação simultânea na comarca de Araguaína.

A temporada prevê sessões nos dias 6, 12, 21 e 28 de agosto, e nos dias 4, 11, 18 e 25 de setembro. Os crimes que serão analisados ocorreram em diferentes localidades da região, com circunstâncias que envolvem desde conflitos domésticos até crimes com motivação por vingança ou desentendimentos ocasionais.

Casos em julgamento

O primeiro réu a ser julgado é Antônio Rodrigues da Silva, acusado de tentativa de feminicídio contra a cunhada, Irenilde Sousa da Silva, em setembro de 2020. Segundo a denúncia, ele desferiu golpes de faca contra a vítima dentro da residência onde ambos moravam, na zona rural de Couto Magalhães. O crime foi interrompido por intervenção do marido da vítima.

No dia 12, será a vez de Valmir Carlos de Souza, acusado de matar Ivan da Silva Correia com um disparo de espingarda, efetuado de dentro de um veículo. O crime teria ocorrido após Ivan discutir com sua companheira.

No dia 21, será julgado um processo que tramita sob segredo de Justiça. Já no dia 28, Leandro Ferreira Costa será submetido a júri popular pela acusação de ter matado Josué Rodrigues Costa, com uma facada, durante uma discussão.

Em setembro, a pauta inclui o caso de Bruno Henrique Sousa Lima, acusado de tentativa de homicídio contra Luiz Alberto Amorim Filho, após desentendimento motivado por manobras com motocicleta.

O réu Francisco de Assis Ribeiro de Araújo será julgado no dia 11, acusado de matar Warley Rodrigues da Cruz, em dezembro de 2020, após uma discussão enquanto ingeriam bebida alcoólica.

No dia 18, o julgamento será de Josimar Custódio de Araújo, acusado de invadir a casa de Wilton Faria de Araújo e matá-lo a tiros enquanto dormia. A motivação, segundo a denúncia, teria sido vingança por um atentado anterior contra o pai do acusado.

Fechando a temporada, no dia 25 de setembro, será julgado Pedro Vinícius Fernandes Vieira, acusado de matar Ricardo Pereira da Silva por asfixia, na residência que dividiam, em Brasilândia.


Notícias Relacionadas »
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp