A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira (27) em Palmas a 'operação Delivery' para combater o comércio de dinheiro falso. Conforme as investigações, moradores estariam comprando as cédulas pela internet e distribuindo no comércio da capital. Dois mandados de busca e apreensões foram cumpridos.
A operação aconteceu no início da manhã após autorização da 4ª Vara Federal de Palmas e contou com 10 policiais. A PF constatou que moradores de Palmas estariam comprando o dinheiro falso de forma virtual e recebendo os produtos ilegais pelos Correios. Até esta quarta-feira (27) mais de R$ 20 mil em cédulas falsas tinham sido apreendidas.
Os Correios informaram que "mantém estreita parceria com os órgãos de segurança pública para prevenir a ocorrência de delitos nos serviços postais" e que a ação executada pela Polícia Federal "trata-se de atuação conjunta realizada entre os Correios e o órgão de segurança, por fornecimento de informações". A empresa disse que informações sobre as ações dos Correios podem ser conferidas no site.
Caso seja confirmada a ação criminosa os envolvidos responderão pelos crimes de introdução e circulação de moeda falsa. A pena pode variar de 3 a 12 anos de prisão e multa. "O nome da operação significa 'entrega' em inglês e faz referência ao modo de obtenção das cédulas de reais falsas", informou a PF.