No último sábado, 8, um incêndio no assentamento Novo Recomeço, no município de Esperantina, no Bico do Papagaio, destruiu 80 casas de palha e desabrigou cerca de 500 pessoas.
O incêndio começou na parte interna de uma das casas e se alastrou rapidamente com o auxílio do vento, como relatou a líder da comunidade, Maroca Oliveira.
“Foi tudo muito rápido, começou em uma casa e, quando a gente viu, já estava passando para as outras. Na hora, nós nos unimos, tentando tirar as coisas de dentro, mas o calor do fogo era muito forte, queimava a gente só de chegar perto”, contou.
No total, 220 famílias moram no assentamento, vivendo da agricultura de subsistência.
Acionada pela Polícia Militar, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Araguatins foi até o local e conseguiu controlar o fogo, evitando que atingisse ainda mais casas.
Governo do Tocantins entrega doações de alimentos e roupas à comunidade atingida
A pedido do governador Wanderlei Barbosa, a primeira-dama esteve no local entregando 320 cestas básicas, além de água mineral e roupas.
“Trouxemos um pouco de alívio para essas pessoas, além de ouvir quais são as suas principais necessidades para buscarmos ajuda o mais rápido possível. É uma situação muito difícil ver tantas famílias que perderam tudo, inclusive os documentos pessoais”, ressaltou a primeira-dama, que fez o compromisso de buscar formas, junto aos órgãos competentes, de ajudá-los na emissão da documentação perdida.
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Amélio Cayres, enfatizou que, graças ao rápido atendimento do Corpo de Bombeiros, não houveram vítimas.
“Nosso governador, mais uma vez, demonstra grande solidariedade, por meio da primeira-dama, que veio aqui fazer mais essa ação social, dentre tantas outras que ela tem feito”, afirmou.
No total, 220 famílias moram no assentamento, vivendo da agricultura de subsistência.