A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, por meio da Comissão de Direitos Humanos, cobrou do secretário de Segurança Pública, Wlademir Costa Mota Oliveira, condições e recursos para que a delegacia de Novo Acordo continue conduzindo de maneira eficiente a condução do Inquérito Policial sobre o homicídio do líder comunitário camponês Cícero Rodrigues de Lima, ocorrido no último dia 3 de junho.
O presidente da CDH/OABTO, Cristian Ribas, ressaltou a necessidade, como presidente da comissão, de garantir célere e devida apuração devida ao caso.
“Nós pedimos ao secretário que a delegacia responsável pelo caso receba todas as condições para garantir a investigação dos autores e possíveis mandantes do homicídio e assim continuar procedendo de maneira eficiente na condução do inquérito, haja vista, que a Polícia Civil já conseguiu prender um dos suspeitos do homicídio”, ressaltou o Cristian Ribas.
O Caso
Cícero Rodrigues de Lima, de 58 anos, foi assassinado a tiros na zona rural de Nova Olinda. Segundo a Polícia Militar (PM), ele foi encontrado caído no chão em uma estrada vicinal já sem vida. De acordo com os militares, a perícia apontou que Cícero foi alvejado com cinco disparos de revólver, por volta das 16h50 de segunda-feira (3).
Atuação da OABTO
A OABTO, por meio de mais de 40 comissões, atua em defesa dos direitos humanos e a busca pela redução de conflitos agrários. A Ordem possui colegiados que tratam de temas como a redução de casos de grilagem de terras e a proteção de trabalhadores que são expulsos de seus territórios.