Alerta laranja significa perigo e abrange os 139 municípios tocantinenses. Tocantins está coberto pelo alerta laranja, que prevê chuvas de até 100 mm/dia Reprodução/Inmet
O Tocantins deve registrar chuvas intensas nas próximas horas. É que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para os 139 municípios do estado. Isso significa que os temporais podem chegar a 100 mm/dia.
O alerta começou às 11h desta terça-feira (22) e segue até as 11h desta quarta-feira (23). A previsão é de chuvas acompanhadas de ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Veja as instruções:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda) Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Temporais registrados em dezembro e janeiro deixaram moradores desabrigados em várias partes do estado, principalmente na região norte. Famílias tiveram que sair de suas casas, após bairros ficarem inundados. O nível dos rios aumentou cerca de 10 metros. Apesar de a situação ter sido controlada na região norte, há outras localidades que continuam sofrendo com as enchentes. Uma delas é a Ilha do Bananal, que abriga várias aldeias indígenas.
Na aldeia Lankraré, por exemplo, 98% do território está inundado. Em meio a tanta água, os cerca de 80 indígenas Krahô-Kanela sofrem com a falta de água potável.
As casas também ficaram sem energia elétrica, mas a informação é que o problema já foi resolvido. A aldeia fica entre o Rio Formoso e Rio Javaé, a cerca de 55 km de Lagoa da Confusão.