22/02/2022 às 12h48min - Atualizada em 22/02/2022 às 18h16min

Inmet alerta sobre temporais e ventos intensos que podem chegar a 100 km/h no Tocantins

Alerta laranja significa perigo e abrange os 139 municípios tocantinenses.

G1 Tocantins
https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2022/02/22/inmet-alerta-sobre-temporais-e-ventos-intensos-que-podem-chegar-a-100-kmh-no-tocantins.ghtml

Alerta laranja significa perigo e abrange os 139 municípios tocantinenses. Tocantins está coberto pelo alerta laranja, que prevê chuvas de até 100 mm/dia
Reprodução/Inmet

O Tocantins deve registrar chuvas intensas nas próximas horas. É que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para os 139 municípios do estado. Isso significa que os temporais podem chegar a 100 mm/dia.

O alerta começou às 11h desta terça-feira (22) e segue até as 11h desta quarta-feira (23). A previsão é de chuvas acompanhadas de ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Veja as instruções:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Temporais registrados em dezembro e janeiro deixaram moradores desabrigados em várias partes do estado, principalmente na região norte. Famílias tiveram que sair de suas casas, após bairros ficarem inundados. O nível dos rios aumentou cerca de 10 metros.
Apesar de a situação ter sido controlada na região norte, há outras localidades que continuam sofrendo com as enchentes. Uma delas é a Ilha do Bananal, que abriga várias aldeias indígenas.

Na aldeia Lankraré, por exemplo, 98% do território está inundado. Em meio a tanta água, os cerca de 80 indígenas Krahô-Kanela sofrem com a falta de água potável.

As casas também ficaram sem energia elétrica, mas a informação é que o problema já foi resolvido.
A aldeia fica entre o Rio Formoso e Rio Javaé, a cerca de 55 km de Lagoa da Confusão. 



Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2022/02/22/inmet-alerta-sobre-temporais-e-ventos-intensos-que-podem-chegar-a-100-kmh-no-tocantins.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp