A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) deu um passo histórico nesta segunda-feira, 7, ao empossar os dez primeiros servidores aprovados no concurso público realizado pela Casa. A solenidade, presidida pelo deputado Amélio Cayres (Republicanos), ocorreu na sala de reuniões da Presidência e contou com a presença do deputado Eduardo Mantoan (PSDB), diretores, coordenadores e familiares dos empossados.
Em seu discurso, Amélio Cayres ressaltou que a realização do certame só foi possível graças à união dos parlamentares. “A iniciativa é do presidente, sim, mas eu não teria feito [o concurso] se não fosse a escolha do povo [que me elegeu], dos deputados [que me conduziram à Presidência] e a anuência deles. Portanto, dou posse aos novos servidores em nome de todos os parlamentares desta Casa”, afirmou.
O presidente também reforçou o papel público dos novos integrantes da Aleto. “Aqui vocês não serão servidores da Presidência ou somente da Aleto, mas serão servidores do Povo. Nossa função é cuidar da sociedade e representar a população. Desejo boas-vindas a todos os nossos novos colegas de trabalho e espero que possamos ter a cordialidade e a seriedade para prestar o serviço público”, completou.
Amélio destacou ainda a lisura do processo seletivo, conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e adiantou que novas convocações serão realizadas ao longo do ano. A expectativa é de que todos os 107 aprovados sejam nomeados até meados de 2026.
Agradecimento e reconhecimento
Representando os empossados, o técnico legislativo em audioeditoração Sávio Novaes Barreto Silva fez um discurso de agradecimento. “Gostaria de agradecer à administração da Assembleia Legislativa e à FGV pelo certame impecável, desde as etapas iniciais até a homologação. Agradeço também à Escola do Legislativo, à Associação dos Servidores e ao sindicato, que nos orientaram e acolheram. Foi fundamental para que chegássemos aqui preparados. Deixo meu reconhecimento a todos que contribuíram para este momento histórico em nossas carreiras.”
Convocações em andamento
Até o momento, 40 dos 107 aprovados já foram convocados por meio dos Decretos nº 636 e nº 367, publicados em 26 de fevereiro. Entre os chamados, estão 28 da ampla concorrência, oito das cotas para pessoas negras e quatro para pessoas com deficiência.
Os cargos preenchidos abrangem diferentes áreas:
14 técnicos legislativos (assistência administrativa, audioeditoração, cinegrafia, fotografia, segurança no trabalho e tradução em Libras);
5 servidores de polícia e segurança II;
19 analistas legislativos (nas áreas de Auditoria, Contabilidade, Direito, Tecnologia da Informação, Jornalismo, Medicina e Psicologia);
2 procuradores jurídicos.
A posse marca não apenas o fortalecimento institucional da Assembleia, mas também a valorização do mérito e da transparência no serviço público tocantinense.