Faleceu nesta quinta-feira, aos 59 anos, o médico infectologista e professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Marcelo Athayde Vieira, uma das referências na área da infectologia na região Norte do país. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dom Orione, em Araguaína, e não resistiu a complicações cardíacas.
Marcelo Athayde teve uma carreira marcada por dedicação ao ensino e à medicina pública. Ex-residente do Hospital de Doenças Tropicais (HDT/UFNT), atuava como professor no curso de Medicina da universidade e participava ativamente de projetos institucionais voltados à qualificação da atenção em saúde, como o Curso Básico de Suporte à Vida, realizado recentemente com a participação de servidores da UFNT.
Em nota de pesar, a Universidade lamentou a perda e ressaltou o legado do docente:
“Marcelo foi um grande profissional, dedicado professor e parceiro essencial em ações institucionais (...). Sua trajetória acadêmica e assistencial deixou um legado de compromisso com a saúde pública e com a formação de novos médicos.”
O médico era casado com a professora Miliane Moreira Cardoso Vieira, coordenadora de Línguas e Interculturalidade do Instituto de Inovação e Internacionalização da UFNT (Inova-In). Sua morte deixa enlutada a comunidade acadêmica, além de familiares, amigos e ex-alunos que foram marcados por sua generosidade, competência e senso de humanidade.
A UFNT encerrou sua nota prestando homenagens:
“Que seu exemplo de dedicação e humanidade permaneça vivo em nossa memória.”
Até o fechamento desta matéria, ainda não havia informações divulgadas sobre o velório e sepultamento.