Com dois alertas de ondas de calor que atingem praticamente todo o Tocantins, a população sente os efeitos das altas temperaturas. Mas nesta segunda-feira-feira (25), algumas cidades registraram pancadas rápidas de chuva, que foram suficientes para dar uma pequena refrescada.
Em Palmas, quem mora na região norte viu os pingos por volta das 14h30. Não se tratou de um temporal, mas o refresco foi percebido pela população. Em Paraíso do Tocantins a chuva caiu no Parque Industrial Santaninha e no Jardim Paulista. Também teve pingos em Barrolândia.
Entretanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mantém dois alertas de onda de calor que encobre a maioria dos municípios tocantinenses. Os alertas vão até as 18h desta terça-feira (26) e as temperaturas podem chegar aos 40°C em Palmas.
Para o meteorologista do Inmet Francisco de Assis, apesar do calor, uma umidade que sai da região norte pode chegar ao estado, causando as pequenas chuvas.
“Está descendo uma umidade ali pelo Pará e pegando o norte do Tocantins e chegando até a parte central do Tocantins, pegando também o sul do Maranhão, e causando algumas chuvas isoladas em algumas localidades. Vai dessas chuvas fracas aí até quarta-feira e dá uma cessada”, disse, alertando que após essa passagem de umidade as temperaturas em patamares de 40°C vão continuar, principalmente na região central do Tocantins.
Devido ao grande risco à saúde por causa das altas temperaturas, o Inmet faz o alerta para a população. O ideal é que a hidratação não seja deixada de lado e que se evite ficar exposto ao sol nas horas mais quentes do dia, entre 10h 16h.